O downsizing tem sido e continua a ser uma tendência, mas a Porsche garante que o Euro7, que entra em vigor em 2026, vai mudar tudo, com o aumento do tamanho dos motores.
Quem o garante é o chefe dos modelos desportivos e das séries 718 e 911, Frank-Steffen Walliser. "Estes serão os regulamentos de emissões mais rigorosos a nível mundial, especialmente entre as emissões reais de condução e o que vemos nos bancos de testes", disse Walliser ao 'Wheels'. "Veremos uma grande mudança porque isso significa novos motores para todos e teremos maiores cilindradas".
Soa bem? "Muitos fabricantes vão passar de quatro para seis cilindros, de seis para oito. Os regulamentos são completamente contraproducentes aos regulamentos de CO2, pelo que estas emissões vão aumentar", acrescentou.
Veja ainda:
- Novo Porsche 911, cada vez menos...911
- Um SUV 911? Porsche diz que não é má ideia
- Porsche mostra novo 911 Turbo em testes
- Porsche estreia 718 T para 'puristas'
Os construtores que não quiserem seguir esta ideia terão apenas uma alternativa: comprometer a potência dos seus modelos. Parece que a Porsche escolherá fabricar motores maiores, algo que não deixa de ter desafios.
Tudo porque motores maiores emitem mais CO2 e gastam mais combustível, o que não faria muito sentido quando se trata de eficiência. Por esse motivo, o Walliser destaca que eles terão de recorrer a conversores catalíticos três ou quatro vezes maiores do que atualmente.
Deixe o seu comentário