Atenção aos carros 'em fim de vida'. Detetadas 13 infrações em Ourique

Proprietário deste tipo de viaturas deve entregá-la 'num centro de receção ou num operador de desmantelamento autorizado'

0 aos 100 16/05/2020 Noticias

Sabe o que significa 'veículo em fim de vida'? Através de uma publicação colocada no Facebook, a Guarda Nacional Republicana (GNR) esclarece que esta é aplicada às viaturas "que não estão em condições de circulação, em consequência de acidente, avaria, mau estado ou outro motivo, e que chegaram ao fim da respetiva vida útil, passando a constituir um resíduo".

É o caso, por exemplo, de carros que estão "encostados" a um canto (para restauro, por exemplo) ou a ganhar ferrugem. Estes são considerados 'veículo em fim de vida', o que obriga ao seu desmantelamento.

Assim, segundo indica a GNR, o respetivo proprietário de um destes carros deve entregá-lo "num centro de receção ou num operador de desmantelamento autorizado, que fará o pedido de cancelamento da matrícula aos serviços do Instituto da Mobilidades e dos Transportes (IMT)."

Veja ainda:

Na mesma publicação, a GNR informa que, no dia 13 de maio, no concelho de Ourique, através de militares do Comando Territorial de Beja, foram detetadas 13 infrações relacionadas com veículos em fim de vida.

No âmbito de uma operação de fiscalização de resíduos, "foram fiscalizados 17 veículos em fim de vida, sem condições para circular", sendo que, nesta sequência, se elaboraram "13 autos de contraordenação contra os proprietários, por não terem entregue os veículos num centro de receção ou num operador de desmantelamento autorizado".

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Peugeot 508 2.0 HDi 160cv GT Line: Grande 'espada'
Ensaio ao Mazda3 1.8 Skyactiv-D 116cv Evolve: Direto ao topo