Está praticamente confirmado que o novo Volkswagen Golf R vai contar com um motor 2.0 TFSi de quatro cilindros com 333cv. Contudo, a marca alemã tinha planos diferentes para o mais potente dos Golf, nomeadamente o motor turbo de cinco cilindros de 2,5 litros do Audi TT RS, RS3 e RSQ3, entre outros. O problema é que a Audi não esteve pelos ajustes e a resposta foi um não redondo.
A razão para esta decisão é fácil de adivinhar. A Audi Sport não queria que o Golf R concorresse diretamente com o RS3, já que o modelo da Volkswagen acabaria por ser mais barato e poderia canibalizar parte das vendas do RS3 Sportback.
Veja ainda:
- Novo Volkswagen Golf já tem gama definida para Portugal
- És tu, o novo Volkswagen Golf GTi?
- VÍDEO: tecnologia microhíbrida do novo Golf desliga o motor durante quase 4 minutos
A marca de Ingolstadt já deixou outras empresas utilizarem o motor turbo de cinco cilindros, como a KTM e Donkervoort, pois eram modelos que não concorriam diretamente com o RS3, TT RS e Q3 RS.
“O Golf R é simplesmente um concorrente direto da Audi Sport. Não vamos deixar que isso aconteça”, referiu uma fonte da Audi em declarações ao site holandês Autovisie.nl.
O facto da Donkervoort e da KTM contarem com os motores de cinco cilindros da Audi não nos incomoda. “É diferente. Também é bom para a imagem da Audi.”
Por outro lado, obrigaria o aumento da produção do motor na fábrica em Gyor (Hungria. “Fabricar o cinco cilindros é muito trabalhoso, o que torna dificil aumentar os volumes [de produção]”, explicou a mesma fonte.
Deixe o seu comentário