Toyota GR Super Sport, um hiperdesportivo de 1.000cv saído das pistas

Será esta a versão de estrada do TS050 Hybrid das 24 Horas de Le Mans?

Miguel Costa 12/01/2018 Noticias

A Toyota encontrou uma forma de trazer o mundo das 24 Horas de Le Mans para a via pública.

O projeto dá pelo nome de GR Super Sport Concept e não é mais que um protótipo híbrido que conta com muita da tecnologia que se encontra no TS050 Hybrid, a "máquina" com que o construtor disputa o Campeonato do Mundo de Resistência da FIA (WEC).

A sua origem explica o sem número de apoios aerodinâmicos, entradas de ar e detalhes como a ausência de janelas e óticas dianteiras, a asa de tubarão ou o enorme spoiler, estes úlimos pormenores claramente inspirados no mundo da competição do WEC.

O mesmo se pode dizer da mecânica, que combina um bloco de 2.4 litros biturbo V6 com o sistema híbrido Toyota Hybrid System - Racing (THS-R). Em conjunto, prometem uma potência combinada de 1000 cv.

Sem adiantar muitos detalhes, Shigeki Tomoyama, o presidente da Gazoo Racing, a divisão de competição da marca nipónica, explica que este projeto ajuda a prever de que forma a Toyota planeia "desenvolver carros desportivos a partir dos seus carros de competição". "Espero que o GR Super Sport Concept nos dê uma ideia do que podemos conseguir com os nossos desportivos da nova geração", acrescentou.

Tomoyama não adianta se este Super Sport será alguma vez produzido, mas atendendo que a Mercedes-AMG prepara-se para lançar o Project One com o motor do monolugar de F1, não nos surpreenderia que o projeto avançasse em edição muito limitada.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Teste ao Usado. Mercedes-Benz CLA Shooting Brake 180d AMG: Fazer tudo bem não é para todos...
Teste ao Usado: BMW 520d Touring. Elegância é isto!