Terminou a espera: a oitava geração do Volkswagen Golf já tem a sua versão mais icónica, o Golf GTi. O “hot hatch” tem estreia marcada para o Salão de Genebra, a partir de 3 de março, chegando às estradas no próximo semestre.
O motor escolhido é o conhecido 2.0 TSI de quatro cilindros turbo a gasolina EA888, agora com 245cv e 370 Nm de binário máximo - os mesmos números do anterior Golf GTi Performance. Em alternativa à caixa manual de seis velocidades surge em opção a caixa de dupla embraiagem de sete relações DSG.
Este motor, de resto, terá uma versão mais potente, com 290cv, destinada à versão TCR, que deverá ser mostrada nos próximos tempos.
A plataforma MQB foi reforçada com uma nova suspensão desportiva que reduz a altura do conjunto em 15 mm, deixando a suspensão adaptativa DCC para a lista de opções - possivelmente de série no futuro GTi TCR.
Por fora, distingue-se por detalhes específicos, como a tira em vermelho na grelha do radiador, o para-choques dianteiro com um novo desenho, uma grelha favo de mel mais ampla e os caraterísticos faróis de nevoeiro em LED, a que se junta uma tira iluminada opcional que percorre toda a frente do novo GTI.
Veja ainda:
- Novo Volkswagen Golf já tem gama definida para Portugal
- És tu, o novo Volkswagen Golf GTi?
- VÍDEO: tecnologia microhíbrida do novo Golf desliga o motor durante quase 4 minutos
- 2.0 TDI Evo: o pioneiro de uma nova geração de motores TDi
As jantes de série são de 17 polegadas, mas estão também disponíveis jantes de 18 ou 19 polegadas, em opção. Atrás, não falta o spoiler e as duas saídas de escape, uma de cada lado.
No interior, destaque para o volante desportivo, bancos desportivos, costuras vermelhas nos apoios de braços, tapetes e detalhes nas portas, além de um interface do sistema de infoentretenimento e instrumentação com a sigla "GTI".
Conta ainda com um painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas e ecrã central tátil de 10 polegadas. Entre os sistemas de assistência à condução, destaque para o Travel Assist, um sistema de condução autónoma que funciona até 210 km/h.
Deixe o seu comentário