A compra de carros importados em Portugal está a cair, e os comerciantes do setor automóvel começam a ficar preocupados, noticia o jornal “Público” na edição desta segunda-feira, 16 de dezembro.
De acordo com as fontes ouvidas pelo diário, os clientes “estão a adiar a compra” por causa do endividamento das famílias, que dificulta o acesso ao crédito, e da indefinição em torno do Imposto sobre Veículos (ISV) – depois de a Comissão Europeia exigir ao Governo alterações no imposto.
Veja ainda:
- Fisco tem nova derrota e é obrigado a devolver 2930 euros de ISV de carro importado
- Fisco vai mesmo ter de devolver ISV de carro usado importado
- IUC de carros importados vai ser mais barato mas só em 2020
- Bruxelas manda mudar lei de tributação de carros importados
A retração está a afetar sobretudo o mercado dos usados, que apresentou em novembro uma quebra de 36% em termos nominais.
A mesma fonte refere ainda que, até ao último dia 14 de dezembro, tinham sido emitidas apenas 796 matrículas para carros importados usados.
“Noto alguma relutância dos clientes em fazer negócio”, admitiu ao “Público” José Lopes, comerciante de carros importados em Braga. “De agosto para cá, tenho sentido um abrandamento. Houve uma fase em que se vendeu muito, mas agora nota-se uma diferença acentuada, não tanto nos carros mais recentes, mais nos carros com alguma idade e topos de gama”, explicou.
Deixe o seu comentário