O ano de 2020 chega com regras mais restritivas para fabricantes de automóveis em termos de emissões de CO2. Com o Dieselgate, a União Europeia aperta o cerco em relação às emissões dos automóveis a gasolina e gasóleo e a calculadora de multas começa a funcionar a partir de 1 de janeiro.
Em 2020, a venda de automóveis novos terá que cumprir novas normativas: o total de CO2 que emita a média dos carros vendidos por cada marca não deve exceder os 95 gramas por quilometro (4,1 l/100 km a gasolina e 3,6 l/100 km a gasóleo), sob multa de 95 euros por cada grama a mais.
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Os fabricantes já admitem ser alvo de multas milionárias. Se um fabricante, por exemplo, “colocar” no mercado europeu 300.000 carros em 2020 e o excesso de CO2 resultar numa média de 110 gramas por veículo, a multa a aplicar pela União Europeia será algo como 4,5 milhões de euros, ou seja, 15 euros por cada veículo vendido.
É por esta razão que serão lançados carros elétricos com valores abaixo do custo (exemplo o Skoda Citigo iV que implica um prejuízo de 8.000 euros por unidade) e o adiamento nas entregas de encomendas realizadas este ano de carros elétricos para 2020.
Refira-se que a União Europeia comprometeu-se a reduzir as emissões em 40% até 2030, por comparação com 1990. A Comissão Europeia estima que esse objetivo seja ultrapassado, mas quer que os Estados-membros adotem planos mais ambiciosos, que levem à neutralidade carbónica em 2050.
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