A empresa britânica Swindon Powertrain desenvolveu um motor elétrico universal, que tanto pode ser instalado em qualquer tipo de veículo, desde um SUV, um desportivo ou um comercial.
O objetivo é disponibilizar um motor elétrico para construtores que não tenham a mobilidade elétrica tão desenvolvida, mas também transformar facilmente qualquer carro a gasolina ou gasóleo em elétrico. O exemplo é um Mini original, transformado em elétrico.
Segundo a Swindon Powertrain, “esta unidade destina-se a construtores frustrados pela falta de motores elétricos potentes disponíveis para compra em baixos volumes.”
O motor tem 110cv e tem sido desenvolvido com o construtor de motores elétricos iNetic e a empresa de engenharia Code. Os fundos foram providos pela Niche Vehicle Network, uma associação que apoia mais de 900 empresas de produção automóvel e de engenharia de baixo volume de produção.
Pesa apenas 70 quilogramas e tem medidas de 600 x 440 x 280 mm, o suficiente para caber dentro do compartimento de motor de um Mini original ou no chassis de um moto quatro. A Swindon diz ainda que pode ser usado como parte de um sistema híbrido.
Veja ainda:
- Cinco perguntas e respostas sobre carros elétricos
- IVA da eletricidade de carros elétricos não pode ser deduzido
- Petrolíferas podem perder mais de 500 euros por cada carro elétrico vendido
A produção em série está prevista arrancar em junho de 2020.
Deixe o seu comentário