A Quercus alerta para o perigo de acidentes ou abatimento do piso da Autoestrada 8 (A8) se for licenciada uma mina, em consulta pública mas já parcialmente explorada, na fronteira entre os concelhos de Alcobaça e Nazaré.
Em causa está a concessão de licença à Mina de Ribeiro Seco, atualmente em processo de consulta pública para aprovação de uma área total de exploração de 67,6 hectares, localizados nos concelhos da Nazaré e de Alcobaça e atravessados pela autoestrada.
O pedido de licenciamento foi feito pela empresa Sarbloco SA, posteriormente adquirida pelo grupo ParaPedra e que adotou a designação de Sifucel, visando a exploração de minerais para a "produção de quartzo e caulino para abastecimento das indústrias cerâmica, vidreira e de construção civil", de acordo com os documentos em consulta pública até ao dia 13 de dezembro.
Veja ainda:
- Novas matrículas dos carros aprovadas. Vão ser assim
- Lista completa. Todos os veículos que PSP e GNR vão receber até 2021
- IP3 será uma 'autoestrada inteligente' com Wi-Fi e 5G
De acordo com o Estudo de Impacte Ambiental (EIA), dos 425.600 metros quadrados requeridos para área de escavação (inserida na área total de exploração), 419.460 "já estão atualmente a ser explorados, sendo que, destes, apenas 80.190 metros quadrados têm licença de exploração atribuída", pode ler-se no comunicado divulgado hoje pela Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza.
No seu entender, é "inaceitável a eventual concessão de exploração" da mina, que "irá expor os condutores que circulam na A8 (troço Valado dos Frades -- Pataias) ao perigo de abatimento do piso da autoestrada".
Para a associação, é "incompreensível" o facto de o Estudo de Impacte Ambiental (EIA) "quase ignorar a existência da A8" quando, de acordo com dados do Relatório de Tráfego na Rede Nacional de Autoestradas (publicado pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes), em 2018, "cerca de 146.861 veículos utilizaram este troço, com uma média mensal e diária de 12.238 e 408 veículos, respetivamente".
Deixe o seu comentário