Matthias Ekström, à conquista de cada kilowatt

Piloto oficial da Cupra testou pela primeira vez em asfalto o e-Racer, no Circuito de Montmeló

0 aos 100 30/10/2019 Noticias

É um dos pilotos mais versáteis do mundo, tem mais de 25 anos de experiência em diversos campeonatos de turismos, ralis e karting. Mattias Ekström enfrenta agora um dos maiores desafios da sua carreira: participar, como piloto oficial, no desenvolvimento do Cupra e-Racer.

O piloto sueco trabalha lado-a-lado com a equipa de engenheiros e técnicos para ultimar o primeiro carro de corridas 100% elétrico de forma a competir em 2020 na nova categoria de corridas ETCR. No Circuito de Montmeló, em Barcelona, Ekström realiza o primeiro teste em pista ao Cupra e-Racer.

“O que realmente espero é conseguir controlar e aproveitar toda a potência do carro. Para mim, o maior desafio é habituar-me a pilotar sem caixa de velocidades e sem o som do motor como referência para saber, por exemplo, a que velocidade devo entrar na curva”, afirma Ekström.

Veja ainda:

“Além de tudo, preciso de mais tempo para me habituar ao som do carro. É muito mais silencioso do que qualquer outro que tenha pilotado, e eu sou um piloto muito emocional. Também tenho que interiorizar a importância da gestão da energia a cada volta, algo de extrema importância num carro de corridas elétrico, quase tanto como a velocidade”, explica o piloto.

“Corro sempre para vencer, por isso será esse o espírito com o Cupra e-Racer, tal como foi com todos os automóveis de competição que pilotei. Portanto, o meu sonho é ganhar e ser campeão”, conclui o sueco.

Dados técnicos do Cupra E-Racer:

Motores: quatro; atingem 12.000 rpm, em comparação com as 6500 rpm de um carro de competição a gasolina, e apenas com uma única relação de transmissão

  • Potência: contínua de 300 kW, chegando a picos de 500 kW
  • Velocidade máxima: 270 km/h
  • Aceleração 0-100 km/h: 3,2 segundos
  • Aceleração 0-200 km/h: 8,2 segundos
  • Bateria: pesa 450 kg é é tão potente como as de 9000 telefones móveis ligados em conjunto

<iframe width="800" height="450" src="https://www.youtube.com/embed/zOdhG9MlE30" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Mercedes-Benz B 250e: ora elétrico, ora gasolina!
Toyota Corolla Touring Sports TREK, uma carrinha com 'alma' SUV