A Mazda vai continuar a apostar nos motores Diesel. Apesar do compromisso com a nova tecnologia Skyactiv-X e a mobilidade elétrica, o fabricante nipónico vai lançar em 2020 um novo motor alimentado a gasóleo.
O objetivo, segundo a Mazda, passa por um motor Skyactiv-D mais eficiente, como uma demonstração de como os motores a gasóleo podem ser “limpos”. “Em 2020, teremos uma nova abordagem para os motores diesel. Mostraremos como podem ser limpos e muito eficientes os motores a diesel”, adiantou Christian Schultze, chefe de I+D da Mazda na Europa.
Veja ainda:
- É assim o MX-30, o SUV elétrico da Mazda
- Mazda elimina os ecrãs táteis porque são potencialmente perigosos
- Novo Mazda3 estreia motor a gasolina 'revolucionário'
- Mazda confirma regresso do motor rotativo
Questionado se o novo motor adotará a tecnologia de ignição por compressão controlada por vela de ignição usada pelo motor Skyactiv-X, Schultze foi evasivo: “Vamos surpreender no próximo ano. Não existem muitas diferenças entre gasolina e diesel”.
A Mazda, de resto, segue uma estratégia diferente de todos os outros construtores. Em lugar de centrar-se na eletrificação, tem o foco em “múltiplas soluções”, apostando na mobilidade elétrica sem, contudo, deixar de lado os motores de combustão.
Deixe o seu comentário