Fiat Chrysler Automobiles multada por manipular números de vendas

Multa de 40 milhões de dólares aplicada pelo Departamento de Justiça e Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos

0 aos 100 30/09/2019 Noticias

A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) foi condenada a pagar 40 milhões de dólares por manipulação dos resultados comerciais e dos números de vendas mensais.

Entre 2012 e 2016, a FCA divulgou comunicados de imprensa que relatavam números de vendas de automóveis novos falsos, destacando uma onde de crescimento mensal ininterrupto ano após ano, que não correspondia à verdade.

A situação, segundo o Departamento de Justiça e Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos, transmitia uma posição competitiva diante da concorrência.

"Os números de vendas de veículos fornecem aos investidores informações sobre a procura pelos produtos de um construtor, um fator-chave na avaliação do desempenho da empresa", explica Antonia Chion, diretora do Departamento de Justiça. "Este caso realça a necessidade de as empresas divulgarem os verdadeiros indicadores de desempenho".

Veja ainda:

Em reação, a FCA emitiu um comunicado onde afirma que “a FCA EUA colaborou de forma absoluta, no processo de resolver esse problema. A empresa reviu e refinou o seu método e as políticas de contagem de vendas e compromete-se a manter debaixo de forte vigilância os seus relatórios de vendas. A resolução deste problema exige o pagamento de uma multa de 40 milhões de dólares que não terão qualquer impacto nos relatórios e contas da companhia.”

De acordo com as conclusões da Comissão de Valores Mobiliários, a FCA pagou inclusivamente aos revendedores para divulgar vendas de veículos falsos e manter um banco de dados de vendas reais, mas não reportadas. Os funcionários do fabricante referiam-se a isso como um "pote de biscoitos".

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Hyundai Tucson 1.6 TGDi 48V. SUV com personalidade!
Toyota Corolla Touring Sports TREK, uma carrinha com 'alma' SUV