A Bloomberg fez as contas e concluiu que o modelo mais rentável em 2018 foi o Porsche 911, com a geração 992, precisamente aquela que acaba de ser lançada.
Segundo a mesma fonte, o 911 “apenas” é responsável por 11% das vendas da casa de Zuffenhausen, mas desde que foi lançado já contribuiu com 30% dos lucros totais da Porsche.
Sem surpresa, a tabela dos mais rentáveis ao longo do ano passado foi liderada pelas marcas mais elitistas, com o Ferrari F8 Tributo atrás do 911 e do Aston Martin DBX, mas na frente do BMW X5 e do Mercedes GLE.
O Ferrari F8 é responsável por 50% das vendas gigante italiana, contribuindo com 17% para o lucro total da Ferrari.
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Já o Aston Martin tem uma contribuição de 21% nos lucros da companhia.
Nas marcas mais “normais”, o BMW X5 dá uma margem de lucro de 16%, o mesmo valor no que toca ao volume de lucro da casa alemã, enquanto o Mercedes-Benz GLE, outro SUV de grandes dimensões, contribui com 25% de lucro, mas não vai além de 15% dos lucros totais.
O que mais impressiona, segundo a Bloomberg, é que além da margem de lucro libertada pelo 911 já ser enorme, torna-se ainda mais impressionante quando os clientes optam por muitas das opções oferecidas pela Porsche, aumentando ainda mais essa margem.
A juntar a isto a comercialização de versões especiais, que incremente ainda mais valor, como o Turbo S, GT3 e outros. Diz a Bloomberg que 10 mil unidades do Porsche 911 Turbo S significa mais de meio milhão de euros de lucro para a Porsche.
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