O limpa pára-brisas é um dos elementos do automóvel que pouco ou nada evoluíou desde a sua aparição em 1903, algo que poderá mudar em breve segundo revela um pedido de patente da Tesla, que poderá revolucionar o limpa pára-brisas como o conhecemos.
A ideia da marca de Elon Musk reside na reinvenção de como transmitir o movimento ao braço do limpa pára-brisas. Ainda temos um braço, mas em vez de usá-lo através de um movimento semicircular descrito por um mecanismo que combina engrenagens, braços e pelo menos um motor elétrico, a ideia da Tesla dispensaria a complexidade mecânica das escovas normais.
O sistema patenteado pela Tesla recorre a um atuador electromagnético linear, que faz a escova atravessar horizontalmente o pára-brisas, cobrindo toda a área, em vez dos habituais semi-círculos dos mecanismos tradicionais.
Veja ainda:
- Tesla aconselha: não faça isto com a sua esposa...
- Este é o Tesla Model Y. Chega em 2020
- Português vai receber um Tesla Roadster...de borla!
- Tesla Model 3 já tem preços para Portugal
A variação do campo eletromagnético permitiria adaptar a velocidade de movimento do limpa para-brisas, podendo adaptar a velocidade de movimento de acordo com as necessidades de varrimento.
Ourra vantagem é estética, uma vez que pode ser recolhido completamente para uma secção à frente do para-brisas quando não está em uso, permitindo o design mais limpo e aerodinâmico.
A estreia do limpa-pára-brisas electromagnético poderá acontecer no novo Tesla Roadster, que chega já em 2020.
Deixe o seu comentário