O terceiro modelo mais importante da já longa história da Volkswagen, depois do Carocha e do Golf, foi por fim revelado oficialmente. Trata-se do ID.3, o primeiro elemento da família elétrica "ID.", que chega no primeiro trimestre de 2020.
O ID.3 será produzido em Zwickau, na Alemanha, recorrendo como base à plataforma MEB, especificamente concebida para carros elétricos, em cima da qual a VW vai produzir uma série de veículos, à semelhança da Seat – que será a segunda com surgir com os novos elétricos, com o el-Born –, Audi e Skoda.
Estará disponível em três versões, a mais acessível com uma bateria de 45 kWh com uma autonomia de 330 km, uma de 58 kWh que promete 420 km e, no topo da gama, a bateria de 77 kWh para até 550 km com uma única carga.
O motor, em posição traseira, debita 201cv na versão de maior autonomia, descendo aos 147cv nas versões base, enquanto o binário é semelhante em todas as versões: 310 Nm. A bagageira oferece 380 litros de capacidade.
Veja ainda:
- Volkswagen desafia Tesla com SUV elétrico por 18.000 euros
- Volkswagen comprou baterias para 50 milhões de elétricos
O nome ID.3 é acrónimo de Inteligent Design. Já o “3” visa situar a marca naquele que é o “coração” da sua performance comercial, ou seja, o segmento dos compactos, onde Golf e Tiguan são best-sellers.
O modelo básico de 45 kWh será capaz de carregar a 50 kW, com a Volkswagen a propor 100 kW como opção. O ID.3 de 58 kWh será compatível com 100kW de capacidade de carregamento como padrão, prometendo que 30 minutos serão suficientes para 250 km de autonomia. As variantes de topo de gama poderão carregar a 125 kW.
A Volkswagen está a aceitar pré-encomendas para a edição de lançamento do ID.3 desde maio e, até agora, recebeu mais de 30.000 manifestações de interesse. A edição de lançamento será proposto apenas com a bateria de 58kWh.
De resto, a Volkswagen, que não adiantou mais detalhes, reafirmou que os preços vão arrancar “abaixo de 30.000 euros”, que o 3 será “realmente divertido de conduzir” e “atualizável ao longo de todo o ciclo de vida” do produto.
Deixe o seu comentário