Portugal vai ter fábrica do antigo Defender

Produção do Grenadier em Estarreja deverá arrancar dentro de dois anos

0 aos 100 06/09/2019 Noticias

O Land Rover Defender vai passar a ser produzido em Portugal. Não o "verdadeiro" modelo da Land Rover, mas antes um "derivado", o Grenadier, equipado com motores da BMW, avança o ‘Jornal de Notícias’ esta sexta-feira, 6 de setembro.

O investimento inicial será de 300 milhões de euros e deverá criar até um máximo de 600 postos de trabalho no Eco Parque Industrial de Estarreja, no distrito de Aveiro.

O invesimento é da empresa privada Ineos, multinacional de produtos químicos do Reino Unido, que criou a empresa portuguesa ‘Amazing Wheels’ em janeiro deste ano. O primeiro modelo, o Projekt Grenadier, um todo o terreno que pretende atrair os fãs do Defender, deve começar a ser produzido em 2021.

A empresa quer produzir 25 mil unidades por ano em Portugal e no País de Gales. No futuro, esta fábrica poderá produzir modelos em conjunto com a Jaguar.

A atividade da ‘Amazing Wheels’ foca-se na fabricação de automóveis. A empresa foi criada com base numa sociedade por quotas, sendo o seu único dono o grupo Ineos, e o responsável é Dirk Heilmann, que é também diretor executivo da divisão automóvel na empresa-mãe.

Os ingleses escolheram o Polo E do Eco Parque de Estarreja, que conta com uma extensão de 21 hectares e está ligado a uma plataforma intermodal ferroviária, algo que permitirá ligar a fábrica à Linha do Norte, facilitando o transporte dos veículos para os portos de Aveiro e Leixões.

A empresa Ineos é detida pelo multimilionário Jim Ratcliffe, o terceiro homem mais rico do Reino Unido, com uma fortuna avaliada em 18,2 mil milhões de libras (20,29 mil milhões de euros). Apesar de se dedicar ao setor químico, Ratcliffe aventurou-se nos automóveis por ser apaixonado pelo seu Land Rover Defender cor de laranja.

Veja ainda:

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Peugeot 508 2.0 HDi 160cv GT Line: Grande 'espada'
Teste ao Usado: BMW 520d Touring. Elegância é isto!