NASA cria pneu indestrutível

Pneus inteligentes moldáveis que nunca furam

Miguel Costa 08/12/2017 Curiosidades

A NASA procura “reinventar a roda” com o pneu que vai ser utilizado para explorar Marte. O "Shape Memory Alloy" (SMA) foi concebido para “resistir” às agruras do terreno do planeta vermelho, mas poderá vir a ter uma utilização "terráquea".

Estes pneus espaciais inspiram-se na cota de malha usada como proteção por soldados na era medieval. São feitos numa liga de nitinol, uma combinação de níquel e titânio, material que oferece a flexibilidade da borracha, moldando-se à superfície por onde passa, conforme o veículo circula, e retomando a sua forma inicial, com a vantagem de juntar-lhe a resistência do metal.

“Podemos realmente deformá-lo até ao eixo que ele regressa à sua forma, algo que nunca poderíamos ter contemplado num sistema de metal convencional”, refere um responsável do projeto da NASA.

Como o Designboom aponta, este tipo de pneu podia facilmente ser adaptado para uma utilização na Terra. A própria agência espacial reconhece que pode ser adaptado para uma série de outros usos por meio de alterações à liga que o compõe e à estrutura de metal do pneu.

Por exemplo: seria possível recobrir o metal do pneu com um material como borracha, que oferecesse mais atrito no contato com o chão. Dessa maneira, o pneu poderia ser usado também nas estradas terrestres. Situações "off-road", como a navegação por terrenos acidentados e sem pavimentação, seriam o caso de uso mais óbvio dele.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Teste ao Usado. Mercedes-Benz CLA Shooting Brake 180d AMG: Fazer tudo bem não é para todos...
Teste ao Usado: BMW 520d Touring. Elegância é isto!