Berço dos mais diversos ícones da Citröen, a PSA Mangualde está a ultimar os preparativos para a celebração do Centenário da marca do double chevron, num evento repleto de emoções e que terá lugar no próximo dia 27 de julho.
Refira-se que foi escolhida esta data porque reflete o dia da comemoração da produção do derradeiro Citroën 2CV na unidade de produção do Groupe PSA, a nível mundial, em 1990.
Do seu programa e sob a assinatura “Origins since 1919”, destaca-se um desfile comemorativo de cerca de 60 viaturas clássicas que, partindo pelas 17h30 das instalações desta importante unidade fabril, irão completar um percurso que terminará frente à Câmara Municipal de Mangualde.
Todos os exemplares ficarão, depois, ali expostos, ilustrando grande parte destes 100 anos (de 1919 a 2019) de produções das criações do visionário André Citroën e dos seus sucessores.
Estarão em destaque neste evento memorável alguns exemplares fabricados na fábrica portuguesa do Groupe PSA, como sejam os icónicos Citroën DS, Mehari e AMI, os inesquecíveis Dyane, Visa, AX, Saxo ou o eterno Citroën 2CV, nomeadamente uma unidade especial desse último dia de fabrico deste modelo, feito que a PSA Mangualde regista como seu.
Do desfile farão também parte o raríssimo Citroën DS Henri Chapron Palm Beach (único exemplar no nosso país e 1 dos somente 30 unidades produzidas) e um carro dos Bombeiros de Cacilhas de 1931, entre outros exemplares, cada um deles com uma ou mais histórias para contar.
Veja ainda:
- O que têm em comum o Citroen Xantia Activa II e o McLaren 675 LT?
- 'O 1.5 BlueHDi foi o último Diesel da PSA'
- Citroen vendeu 65 carros da sua coleção. O mais caro foi um protótipo
Paralelamente, o programa integra uma exposição histórica da PSA Mangualde, retratando os principais acontecimentos ao longo destes 57 anos de produção, exemplares de street food, construídos sob imagem Citroën, provas de vinhos e animação musical.
Neste último contexto destaque para a Banda Filarmónica de Lobelhe, o mesmo grupo que atou na fábrica neste mesmo dia, há 29 anos, quando a 27 de julho de 1990 saiu da linha de montagem o último 2CV produzido a nível mundial.
Uma área mais comercial contará com a exposição da Edição de Colecionador “Citroën Origins”, composta pelos modelos C1, C3, SUV Compacto C3 Aircross, C4 Cactus e Grand C4 SpaceTourer.
Presença indissociável do panorama industrial, social e económico da região desde 1964, a PSA Mangualde começou por produzir o Citroën 2CV, modelo de que se produziram as referências AZL, AZU, AK e que depois teve como sucessores, nas diferentes linhas de produção daquela unidade, automóveis icónicos como o AMI, FAF, Mehari, GS, CX, GSA, Visa, AX, SAXO, até ao mais recente Citroën Berlingo.
Tendo produzido, até à data, mais de 1 milhão de unidades Citroën, destaca-se, nos anais da já cinquentenária PSA Mangualde, o facto de que das suas linhas saiu não só o último 2CV, como o último Mehari produzido no mundo, entre outros feitos entretanto registados.
PROGRAMA DO CENTENÁRIO CITROËN EM MANGUALDE – 27 de julho de 2019
17h00 Concentração de viaturas na PSA Mangualde
16h30 Inauguração da placa comemorativa “100 Anos Citroën” na rotunda Citroën 2CV, em Mangualde
17h30 Partida do desfile
18h30 Chegada à Câmara Municipal de Mangualde (Largo Dr. Couto)
Exposição estática
Deixe o seu comentário