A Lotus decidiu "partir a loiça" com o Evija, que surge com o rótulo de carro de produção em série mais potente do mundo.
O primeiro modelo da Lotus em mais de uma década está equipado com quatro motores elétricos que estão combinados para produzir algo como 2000cv e 1700 Nm de binário (o mesmo de um camião).
Com tração integral e um sistema de vectorização de binário, o Evija - pronuncia-se ‘ev-ai-a’ e significa "o primeiro da existência"- anuncia uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de três segundos, 0-300 km/h em menos de nove segundos e uma velocidade máxima estimada de 322 km/h.
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O Evija funciona com um conjunto de baterias de iões de lítio de 70 kWh, podendo ser carregado até 350 kW. Nessas condições, carrega o equivalente a 400 km de autonomia em apenas 18 minutos (ou 80% em 12 minutos). Possui cinco modos de condução: range, city, tour, sport e track.
"O Evija vai repor a nossa marca nos corações e mentes dos fãs de carros desportivos e no cenário automóvel global", afirmou o presidente-executivo da Lotus, Phil Popham. "Isto também abre caminho para mais modelos visionários", acrescentou.
Limitado a 130 unidades, o hipercarro elétrico custa entre 1,9 milhões de euros (com um depósito inicial de 276 mil euros) e tem o início da produção previsto para 2020.
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