Porsche mostra os mais extremos da gama 718: GT4 e Spyder

Seis cilindros atmosférico de regresso ao Boxster e Cayman, agora com 420 cv

0 aos 100 18/06/2019 Noticias

A Porsche desvendou oficialmente as versões mais extremas da gama 718: o GT4 e o Spyder. Em comum têm o motor de seis cilindros boxer atmosférico 4.0 com 420 cv, exclusivamente associado a uma caixa manual de seis velocidades e dispõem ambos de um chassis configurado para as pistas.

O novo 718 Cayman GT4 (nas fotos em amarelo) recorre a um motor de 4.0 em vez de um 3.8 de cilindrada, debitando mais 35 cv face ao anterior. Já o novo 718 Spyder tem mais 45 cv que o antecessor.

O novo motor atmosférico deriva da mesma família de motores da atual gama 911 Carrera. Permite atingir até 8000 rpm e um binário máximo de 420 Nm entre as 5000 e as 6800 rpm. Estas caraterísticas refletem-se numa capacidade de acelerar de 0 a 100 km/h 4,4 segundos, com o Spyder a atingir uma velocidade máxima de 301 km/h e o GT4 de 304 km/h. O consumo anunciado é de 11 l/100 km e as emissões de CO2 de 249 km/h.

Entre a tecnologia do novo motor destaque para o sistema de controlo adaptativo dos cilindros, que em situações de carga parcial do acelerador interrompe parcialmente a injeção de combustível numa das duas bancadas de cilindros, com vista uma redução dos consumos. Além disso, são utilizados injetores Piezo pela primeira vez e um sistema de admissão variável.

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No GT4, a inclusão de um silenciador traseiro mais compacto abriu espaço físico para um difusor funcional que contribui para um aumento da downforce traseira em 30%. Já a asa traseira é 20% mais eficiente do que a anterior. Ao todo, o novo GT4 adiciona mais 12 kg de downforce aos 200 km/h.

Já o 718 Spyder é aerodinamicamente menos eficiente. Contudo, o spoiler traseiro é acionado automaticamente aos 120 km/h, sendo o primeiro modelo da família Boxster a contar com um difusor traseiro e gerar downforce no eixo posterior.

Em termos de chassis, é a primeira vez que o Spyder e o GT4 partilham as mesmas caraterísticas. As molas e os amortecedores em ambos os eixos possuem elementos inspirados nos modelos de competição, e o sistema de gestão ativa da suspensão é 30 mm mais baixo do que nas versões base. O sistema PSM foi afinado de modo ser menos intrusivo e há um sistema de vectorização de binário com diferencial mecânico traseiro. Ambos os modelos têm opção de travões carbocerâmicos e pinças em alumínio monobloco. O 718 Spyder recorre aos mesmos pneus específicos de alta performance Michelin do GT4. De acordo com a Porsche, o Cayman GT4 consegue ser dez segundos mais rápido face ao antecessor numa volta ao circuito de Nürburgring.

O GT4 conta com a opção de um pacote Clubsport, que acrescenta uma roll-bar em aço atrás do condutor, um extintor e cintos de segurança de seis apoios.

Os novos Porsche 718 Spyder e 718 Cayman GT4 já estão disponíveis para encomenda. Em Portugal, os preços começam 132.778,17 euros para o Spyder e nos 135.730,17 euros para o Cayman GT4.

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