Estação de hidrogénio explode na Noruega e leva Toyota e Hyundai a suspender vendas

Enquanto não são apuradas as causas do incidente, a rede de reabastecimento fica desativada

0 aos 100 12/06/2019 Noticias

A estação de hidrogénio Uno-X, em Sandvika, na Noruega, explodiu na segunda-feira. Como resultado, Toyota e Hyundai decidiram suspender a venda dos seus modelos FCV (veículos elétricos a célula de hidrogénio) no país.

A explosão obrigou ao isolamento da zona num raio de 500 metros, mas ninguém ficou ferido – na altura a estação estava vazia, segundo o site local NRK. Duas pessoas que estavam em carros próximos, contudo, foram hospitalizadas devido à onda de choque provocada pela explosão, o que fez com que os airbags dos veículos disparassem.

A causa da explosão é atualmente desconhecida e a restante da rede de reabastecimento está a ser desativada.

Jon André Løkke, CEO da Nel Hydrogen, a empresa que opera estas estações de reabastecimento de hidrogénio, comentou: “É cedo demais para especular sobre a causa e o que correu mal. A nossa principal prioridade é a utilização segura das estações que entregamos. Como precaução, colocamos temporariamente dez outras estações em modo inativo, antecipando mais informações.”

No país, esta era uma importante rede de fornecimento. Sem ela, marcas como a Toyota e a Hyundai anunciaram a suspensão temporária das vendas de veículos com célula de combustível.

Relacionadas:

Em comunicado, o diretor da Toyota na Noruega, Espen Olson, disse que a falta de postos de abastecimento no país não faz sentido continuar a vender o Mirai, até o problema estar solucionado. "Suspendemos a venda (de carros) até sabermos o que aconteceu, e por razões práticas, já que não é possível abastecer agora", afirmou o responsável.

A Hyundai, que é parceira da Toyota no desenvolvimento atual de carros FCV, decidiu igualmente suspender as entregas do SUV alimentado a célula de combustível, o Nexo.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Nissan Juke 1.0 DIG-T N-Design: Perfil ganhador
Pub