Acabam-se os furos. O pneu sem ar já está em testes

Nova criação da Michelin chama-se Uptis e já está a ser testada numa frota de carros elétricos

0 aos 100 08/06/2019 Noticias

A Michelin e a General Motors (GM) apresentaram uma nova geração de pneus sem ar para veículos de passageiros. O protótipo UPTIS (Unique Puncture Proof Tire System), no Movin’On, a cimeira da mobilidade sustentável que se realiza em Montreal (Canadá) de 4 a 6 de junho.

A Michelin e GM anunciaram, também, um acordo de investigação conjunta, ao abrigo do qual ambas as empresas pretendem validar o protótipo UPTIS para utilização em veículos de turismo a partir de 2024. A Michelin e a GM estão a realizar testes ao protótipo UPTIS em veículos como o Chevrolet Bolt EV. No final deste ano terão início os ensaios de condução em situação real numa frota de Chevrolet Bolt EV, no estado do Michigan, EUA.

Segundo a Michelin, uma vez que o UPTIS não necessita de ar, esta inovação elimina o risco de furo e, por isso, permite que os automobilistas viagem com maior segurança quando se desloquem de automóvel.

Além disso, reduz o tempo de inatividade relacionado com os furos, para profissionais e proprietários de frotas, otimizando, assim, a produtividade ao eliminar as operações de manutenção, e ainda garante poupanças consideráveis para o meio ambiente, ao utilizar menos matéria-prima para fabricar pneus de substituição ou sobressalentes.

Veja ainda:

O UPTIS introduz melhorias revolucionárias em termos de arquitetura e dos materiais compósitos, que lhe permitem suportar tanto o peso como a velocidade de um veículo. Estas inovações combinam-se para eliminar o ar comprimido e suportar a carga do veículo.

Outra vantagem passa por uma importante poupança para o meio ambiente: todos os anos são eliminados prematuramente cerca de 200 milhões de pneus em todo o mundo devido a furos, a danos causados por riscos da estrada, ou a desgaste irregular derivado de uma pressão desadequada.

Veja como funciona:

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

DS 3 Crossback BlueHDi 100. A virtude de ser diferente
Ensaio ao Renault Clio RS Line TCe 130 EDC: Faceta desportiva