Bicicleta versus carro. O que acontece num acidente?

Projeto procura perceber que lesões podem afetar os ciclistas, em caso de embate, mesmo quando usam capacete

0 aos 100 03/06/2019 Noticias

A Volvo estabeleceu uma parceria com a POC, empresa sueca de desporto, para o desenvolvimento de um projeto de investigação capaz de melhorar a segurança dos ciclistas nas estradas. Para o efeito, as duas empresas pretendem inaugurar um “conceito inovador de crash-test entre automóveis e bicicletas”.

O projeto de investigação Volvo-POC consiste num conjunto de crash tests especialmente elaborados nas instalações de segurança da Volvo Cars, em Gotemburgo.

Este projeto faz parte de um programa de investigação mais abrangente e que procura detetar os vários tipos de lesões a longo prazo que os ciclistas poderão sofrer neste tipo de acidentes. Durante a realização dos testes, os crash test dummies irão utilizar capacetes da POC e serão lançados em vários ângulos e a várias velocidades em direção a um automóvel Volvo que estará estático.

Veja ainda:

Os testes são baseados nas leis atualmente existentes para a proteção de peões. Os procedimentos para a realização de testes para capacetes de ciclistas são ainda bastante rudimentares e não levam em linha de conta os acidentes com automóveis.

O projeto Volvo-POC visa aperfeiçoar a realização destes testes. A aprendizagem obtida através desta parceria ajudará a POC a tornar os seus capacetes mais seguros no caso de acidentes envolvendo automóveis. Por outro lado, este testes também irão fornecerão preciosos dados para a Volvo Cars sobre estes tipo de acidentes.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Ensaio ao Mazda3 1.8 Skyactiv-D 116cv Evolve: Direto ao topo
Peugeot 508 2.0 HDi 160cv GT Line: Grande 'espada'