Primeiro foram os atmosféricos, agora é a vez do fim dos V8. O próximo AMG C63 será híbrido com tecnologia "EQ Power +", mas o mais grave para os “puristas” é que terá apenas 4 cilindros, um salto diretamente do V8 para os 4 cilindros sem passar pelos V6 ou seis cilindros em linha.
A AMG vê-se forçada a adotar estas soluções e tecnologias para reduzir as emissões médias de CO2, que passa inclusivamente pelo desaparecimento dos motores V12 no Classe S, por exemplo.
Os engenheiros da Mercedes-AMG têm vindo a explorar diferentes opções. Já foi confirmado a nova tecnologia "EQ Power +" como solução para oferecer alto desempenho, passando alguns modelos para híbridos Plug-in. Também novas versões semi-híbridas com o emblema "AMG 53" estão a ser consideradas como uma abordagem experimental para explorar o limite da tecnologia de 48 volt.
Veja ainda:
- Mercedes mostra planos para o próximo ano
- Mercedes Classe E híbrido 'plug-in' a gasóleo já tem preços
- Mercedes-AMG GT Coupé de 4 portas já rodou em Portimão
Certo é que a Mercedes não quer perder o rasto da BMW, sabendo que a próxima geração M3 contará com sistema de injeção de água exclusivo do M4, pelo que estão obrigados a fazer uma demonstração de força e, se possível, ficar acima.
A solução passa então por um novo motor, desenvolvido a partir do novo bloco de quatro cilindros de 2 litros que será montado no AMG 45 S onde renderá até 420cv. A este motor será acrescentado um motor elétrico para conseguir superar largamente os 500cv do atual 63 S, o que permitirá aumentar a performance, reduzindo de igual forma as emissões.
Os testes de desenvolvimento do novo conjunto mecânico e, segundo fontes alemãs, o novo AMG C 63 deverá ser lançado em 2021, contando com tração integral, motor elétrico no eixo traseiro e uma autonomia reduzida em modo “zero emissões”, para maior potência e desempenho.
A tendência de downsizing das versões de alta performance é evidente também na BMW, que acaba de introduzir em alguns modelos a versão M35i, equipada com o novo motor de quatro cilindros 2.0 TwinPower Turbo de 306cv, que substitui o 3.0 TwinPower Turbo de seis cilindros de 326 cv.
Deixe o seu comentário