Foi há 30 anos que a Opel equipou todos os seus modelos com catalisador

Foi há trinta anos que a Opel passou a oferecer catalisador de série em toda a gama. Hoje, todos os modelos da marca cumprem a norma Euro 6d-TEMP.

0 aos 100 22/04/2019 Noticias

Há 30 anos, no dia 21 de abril de 1989, a Opel anunciava a decisão de oferecer de série em toda a sua gama aquele que era visto à época como o melhor mecanismo de redução de emissões poluentes: o catalisador de três vias.

A partir daquela data, todos os modelos Opel passaram a ter, pelo menos, uma versão equipada com catalisador de série, versões essas que facilmente eram identificadas pelo famoso logótipo “Kat” que surgia na traseira dos modelos da marca alemã.

Mais que a introdução do catalisador de três vias, o seu lançamento em toda a gama. Como o então diretor da Opel, Louis R. Hughes confirmava: “A Opel é o primeiro fabricante a oferecer a melhor tecnologia a favor do ambiente como parte do equipamento de série de toda a gama, desde o modelo mais pequeno até ao topo de gama”.

Veja ainda:

Assim, a partir de 1989, passariam a ser cinco os Opel com versões catalisadas: Corsa, Kadett, Omega e Senator, concluindo assim uma estratégia que a marca havia iniciado cinco anos antes com o objetivo de melhorar a proteção ambiental.

O modelo mais pequeno da Opel com catalisador de série foi o Corsa, logo em 1989, na versão 1.3 de 60 cv de potência, com injeção eletrónica de combustível. Um degrau acima surgia o Kadett 1.3 e depois os Vectra 1.6 (75 cv) e 2.0 (115 cv).

No topo da gama estavam o Omega 2.0 (115 cv) e o Senator, este com propulsor 3.0 de seis cilindros em linha, em versões de 156 e 177 cv de potência. A oferta de uma gama completa equipada de série com catalisador constituiu o corolário de uma estratégia iniciada cinco anos antes, orientada para a proteção do meio-ambiente.

Hoje, todos os modelos de passageiros da marca alemã já cumprem a exigente norma de emissões Euro 6d-TEMP. E, em pleno arranque da transição para a mobilidade elétrica, a Opel está a preparar dois importantes passos: os lançamentos do Grandland X híbrido ‘plug-in’ e do novo Corsa com motorização elétrica a bateria. As encomendas abrem ainda este ano. Em 2024, todos os modelos da Opel terão uma versão eletrificada.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Hyundai Tucson 1.6 TGDi 48V. SUV com personalidade!
Toyota Corolla Touring Sports TREK, uma carrinha com 'alma' SUV