Há 30 anos, no dia 21 de abril de 1989, a Opel anunciava a decisão de oferecer de série em toda a sua gama aquele que era visto à época como o melhor mecanismo de redução de emissões poluentes: o catalisador de três vias.
A partir daquela data, todos os modelos Opel passaram a ter, pelo menos, uma versão equipada com catalisador de série, versões essas que facilmente eram identificadas pelo famoso logótipo “Kat” que surgia na traseira dos modelos da marca alemã.
Mais que a introdução do catalisador de três vias, o seu lançamento em toda a gama. Como o então diretor da Opel, Louis R. Hughes confirmava: “A Opel é o primeiro fabricante a oferecer a melhor tecnologia a favor do ambiente como parte do equipamento de série de toda a gama, desde o modelo mais pequeno até ao topo de gama”.
Veja ainda:
- Volkswagen apanhada outra vez. Agora com o motor 1.2 TDi
- Alemanha pede aos fabricantes para atualizar carros Diesel mais antigos, mas as marcas recusam-se
- BMW multada em 8,7 milhões de euros por esconder defeitos
- Milhares de Mercedes chamados às oficinas portuguesas por causa das emissões
Assim, a partir de 1989, passariam a ser cinco os Opel com versões catalisadas: Corsa, Kadett, Omega e Senator, concluindo assim uma estratégia que a marca havia iniciado cinco anos antes com o objetivo de melhorar a proteção ambiental.
O modelo mais pequeno da Opel com catalisador de série foi o Corsa, logo em 1989, na versão 1.3 de 60 cv de potência, com injeção eletrónica de combustível. Um degrau acima surgia o Kadett 1.3 e depois os Vectra 1.6 (75 cv) e 2.0 (115 cv).
No topo da gama estavam o Omega 2.0 (115 cv) e o Senator, este com propulsor 3.0 de seis cilindros em linha, em versões de 156 e 177 cv de potência. A oferta de uma gama completa equipada de série com catalisador constituiu o corolário de uma estratégia iniciada cinco anos antes, orientada para a proteção do meio-ambiente.
Hoje, todos os modelos de passageiros da marca alemã já cumprem a exigente norma de emissões Euro 6d-TEMP. E, em pleno arranque da transição para a mobilidade elétrica, a Opel está a preparar dois importantes passos: os lançamentos do Grandland X híbrido ‘plug-in’ e do novo Corsa com motorização elétrica a bateria. As encomendas abrem ainda este ano. Em 2024, todos os modelos da Opel terão uma versão eletrificada.
Deixe o seu comentário