Novo Opel Corsa vai pesar menos de 1000 kg

Primeiros detalhes do novo Corsa

0 aos 100 15/04/2019 Noticias

A Opel libertou os primeiros detalhes sobre a sexta geração do Corsa, que tem estreia marcada ainda para este ano, adiantando que terá um peso abaixo da meta dos 1000 quilogramas – sem condutor, pesando apenas 980 kg.

Seja qual for a motorização – existirão versões a gasóleo, gasolina e, pela primeira vez, uma proposta elétrica – todos os Corsa beneficiarão da construção de baixo peso, com reflexos positivos no comportamento dinâmico e na redução de consumos e emissões.

A versão mais leve desta nova geração consegue baixar da fasquia referencial dos 1000 quilogramas – sem condutor, pesando apenas 980 kg, uma redução de 108 kg, cerca de 10 por cento, em comparação com o atual Corsa, apesar de se tratarem de carroçarias com comprimentos semelhantes, de 4 metros.

A explicação encontra-se, em parte, na nova plataforma ‘multi-energy’ para modelos sub-compactos e compactos, mas também no motor a gasolina, com três cilindros, que pesará menos cerca de 15 kg do que o anterior de quatro cilindros. A juntar a isto, o capot do motor feito de alumínio que, no caso do Corsa, poupa algo como 2,4 kg face ao capô de aço do anterior modelo.

Veja ainda:

Outros componentes a passarem por ‘dieta’ foram os bancos. As estruturas otimizadas traduzem-se numa redução total de 10 kg - 5,5 kg à frente e 4,5 kg atrás. Entretanto, na insonorização foram utilizados novos materiais mais leves. 

Sobre a versão elétrica, denominada eCorsa, com lançamento previsto para 2020, espera-se que tenha um motor elétrico de 85 kW (115 cv), alimentado por uma bateria de iões de lítio de 50 kWh para uma autonomia de 350 km (ciclo WLTP).

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Peugeot 508 2.0 HDi 160cv GT Line: Grande 'espada'
Teste ao Usado: BMW 520d Touring. Elegância é isto!