Os radares estiveram desativados mais de uma década, mas voltaram a controlar a velocidade na VCI desde o início do ano. O limite de velocidade na VCI é de 80 quilómetros por hora e há quatro pontos de controlo.
Segundo o Jornal de Notícias, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) já registou 2.800 autos de contraordenação de infrações por excesso de velocidade.
- Será que Portugal tem muitos radares?
- Os novos carros da Brigada de Trânsito
- Lista completa. Todos os veículos que PSP e GNR vão receber até 2021
- Uma multa a cada 2 minutos: um polícia passou 269 multas numa manhã
Com oito cinemómetros-radar, a velocidade é controlada em quatro pontos da VCI - na Prelada e junto ao Dragão, no sentido Arrábida/Freixo; na Prelada e antes da saída para a Avenida AEP, no sentido Freixo/Arrábida.
A mesma fonte avança que o investimento na modernização dos pórticos dos radares custou mais de 100 mil euros à Infraestruturas de Portugal.
O excesso de velocidade detetado pelos radares da VCI não era penalizado há mais de dez anos, depois de os pórticos, instalados em 2003 pela Câmara do Porto, terem sido desativados em 2007.
Em 2013, quando foram transferidos para a IP, voltaram a assinalar as infrações sem que tal se traduzisse em multas, pois os dados não eram comunicados às entidades competentes para processamento de contraordenações.
Deixe o seu comentário