Renault já tem um híbrido: Grand Scénic Hybrid Assist

Primeiro Renault que associa um motor elétrico a um de combustão. Uma solução que permite aumentar o desempenho e diminuir o consumo

Miguel Costa 23/11/2017 Noticias

A tecnologia híbrida chegou à Renault. O Grand Scénic é o primeiro modelo da Renault que combina um motor elétrico e um de combustão - o bloco dCi 110, associado a uma caixa manual de 6 velocidades.

A combinação permite uma redução nos consumos e nas emissões até 10 por cento, mas também melhores desempenhos, uma vez que o binário suplementar pode chegar aos 15 Nm.

Relacionados:

A tecnologia Hybrid Assist assenta num motor elétrico de 10 kW e em duas baterias. Uma bateria secundária de 12 volts para fornecer a energia necessária para o funcionamento de equipamentos como luzes, limpa-vidros e ABS; e uma bateria de tração de 48 volts, localizada sob o piso traseiro, com capacidade de armazenar a energia recuperada durante as fases de desaceleração. Energia essa que é utilizada pelo sistema híbrido para fornecer binário adicional ao motor dCi 110. Sublinhe-se que esta bateria de tração não necessita de qualquer manutenção.

Em relação ao Grand Scénic dCi 110 EDC, o Grand Scénic Hybrid Assist reivindica um consumo em ciclo misto de 3,6 l/100 km (em vez de 4 l/100 km) e emissões de CO2 de 94 gramas (em vez de 104 g). Por ação do motor elétrico, em determinados regimes, o binário máximo pode chegar aos 275 Nm em vez dos habituais 260 Nm.

Por fora só dois detalhes é que diferenciam o Grand Scénic Hybrid Assist das versões convencionais: a assinatura “Hybrid Assist” no portão traseiro e o indicador de consumo ou de recuperação de energia localizado no painel de instrumentos, ao lado do velocímetro. Em tudo o resto, o Grand Scénic Hybrid Assist é um “vulgar” Grand Scénic.

A exemplo das restantes versões, o Grand Scénic Hybrid Assist beneficia da garantia de 5 anos Renault. Desde que equipado com Via Verde, é taxado nas portagens nacionais como Classe 1.

O Grand Scénic Hybrid Assist está associado unicamente ao nível de equipamento Intens e está disponível em Portugal por um preço a partir dos 34.900 euros.

Deixe o seu comentário