O tempo de aceleração 0-100 km/h (de resto, motivo para o nome deste site) é uma das principais ‘medidas’ de um automóvel, especialmente junto dos entusiastas, a par da potência, velocidade máxima e do consumo de combustível.
Agora, a BMW decidiu explicar o que realmente faz de um automóvel verdadeiramente rápido e até construiu um microsite dedicado, que se pode aceder aqui.
Um dos melhores exemplos de uma aceleração dos 0 aos 100 km/h verdadeiramente rápida encontra-se no M5 Competition, uma berlina que precisa de apenas 3,3 segundos para chegar aos 100 km/h, mérito do V8 de 4,4 litros com 625cv, transmitidos às quatro rodas por intermédio do sistema xDrive, optimizado pela divisão M.
Os mais de 600cv podem ser os principais responsáveis por esta aceleração, mas a própria marca tem sido responsável por nos dizer não. Através de um vídeo com mais de três minutos, o fabricante alemão explica a ciência por trás da aceleração dos 0 aos 100 km/h, explicando quais são os fatores fundamentais que devemos ter em conta, entre os quais a potência máxima, além de outros quatro.
Estes são os cinco fatores determinantes para o melhor tempo na aceleração dos 0 aos 100 km/h:
O primeiro é a aerodinâmica, um parâmetro que está a tornar-se cada vez mais importante nos carros modernos; o segundo, o peso, algo que tem sido melhorado atualmente com a inclusão de fibra de carbono e outros materiais leves; o terceiro, a potência, tendo especial importância a relação entre estes dois últimos, pois quanto menor essa proporção, mais rápido o carro chega aos 100 km/h; o quarto, os pneus, sendo de vital importância uma transmissão perfeita da potência ao asfalto, o que também influencia o grau de aderência do mesmo.
Por último, as ajudas eletrónicas, visto que estas podem ajudar-nos, e muito, quando se trata de obter os melhores registos, e o melhor exemplo é o Launch Control (ou controlo de arranque).
Quanto ao futuro, cada vez mais veloz com a introdução dos motores elétricos, não demorará muito para que os superdesportivos quebrem a barreira dos dois segundos de 0-100 km/h - algo que era impensável há pouco tempo.
Deixe o seu comentário