Toyota a caminho da Lua!

Veículo lunar será autónomo e vai transportar dois astronautas, por uma distância de 10.000 quilómetros

0 aos 100 12/03/2019 Noticias

Um pequeno passo para o homem e um passo gigante para a Toyota, que está a desenvolver um veículo de exploração da Lua para a JAXA (Agência Japonesa Exploração Aeroespacial).

O “rover” terá seis rodas e capacidade de transportar dois astronautas por uma distância de 10.000 quilómetros, utilizando para isso uma combinação de energia solar e tecnologia de célula de combustível da Toyota.

Segundo o comunicado, o rover tem o comprimento de seis metros, 5,2 metros de largura e 3,8 metros de altura, o equivalente a dois miniautocarros. No interior, terá espaço de 13 metros quadrados, sendo capaz de acomodar duas pessoas, mas quatro em caso de emergência.

Relacionadas:

O plano da JAXA é levar o veículo para a Lua antes da chegada da comitiva humana para a expedição lunar. Este irá conduzir de forma autónoma para encontrar os astronautas.

“Estou extremamente feliz que, para este projeto, as expectativas tenham sido colocadas na durabilidade e no desempenho dos veículos da Toyota e nas tecnologias ambientais de célula de combustível”, comentou o CEO da Toyota, Akio Toyoda.

A Toyota será o segundo fabricante automóvel a colocar um veículo na Lua. O primeiro Lunar Roving Vehicle (veículo explorador da Lua, em português) foi criado com a ajuda da General Motors e pousou na Lua em 1971. Segundo a NASA, cada veículo lunar tinha uma estrutura de alumínio e quatro motores elétricos que produziam 0,25 cv cada (0,19 kW). Eram alimentados por duas baterias de hidróxido de potássio de zinco e prata de 36 volts. 

Quatro veículos lunares foram construídos, excluindo os protótipos.

Deixe o seu comentário