MotoGP aprova introdução da ‘Long Lap Penalty’

Novo formato de penalização já foi testado nos testes de pré-temporada e estreia já no GP do Qatar

0 aos 100 01/03/2019 Desporto

Está confirmado a introdução de um novo formato de penalização no MotoGP, a ‘Long Lap Penalty’. Avaliada pelos pilotos nos testes de pré-temporada realizados no Qatar, a Comissão de Grandes Prémios e a Comissão de Segurança decidiram aprovar esta nova penalização já no Grande Prémio do Qatar, a 10 de março.

A ‘Long Lap Penalty’ obriga aos pilotos a adotarem uma trajetória mais longa numa determinada zona da pista (Curva 6 em Losail), de forma a serem penalizados em tempo perdido por uma manobra ilegal durante a corrida.

Em comunicado, o MotoGP refere que esta penalização alarga o leque de admoestações ao dispor dos comissários, por forma a fazer face a situações eventualmente injustas e difíceis de monitorizar das penalizações de mudança de posição.

Relacionadas:

A ‘Long Lap Penalty’ pode ser usada em quaisquer circunstâncias consideradas apropriadas pelos comissários e deverá levar à perda de 3 segundos em relação aos pilotos que seguem a trajetória ideal.

Assim, em todas as pistas haverá um ponto do circuito com uma trajetória alternativa marcada, normalmente numa escapatória em asfalto de uma curva. O piloto terá de cumprir a penalização no espaço das três voltas depois de receber a notificação.

O objetivo é que este tipo de penalização venha a ser utilizada posteriormente em todas as categorias do Mundial de MotoGP, nomeadamente o Moto2 e Moto3.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Teste ao Usado: BMW 520d Touring. Elegância é isto!
Teste ao Usado. Mercedes-Benz CLA Shooting Brake 180d AMG: Fazer tudo bem não é para todos...