Ferrari F8 Tributo: 720cv para o sustituto do 488 GTB

Ferrari acaba de elevar a fasquia, com o lançamento do F8 Tributo, uma homenagem às berlinettes de 2 lugares

0 aos 100 28/02/2019 Noticias

Com o próximo Salão de Genebra no horizonte, a Ferrari tem já pronta uma “prendinha especial” para o sapatinho dos entusiastas da marca: denominado F8 Tributo, trata-se, nada mais, nada menos, que o sucessor do 488 GTB.

O nome escolhido pretende ser uma homenagem a uma longa linhagem de berlinettes de dois lugares equipados com motor V8 - F355, F360, F430, F458 e o seu antecessor direto, o Ferrari 488.

Sem qualquer tipo de eletrificação (e ainda bem, dirão os mais puristas), o F8 Tributo mantém o motor V8 twin-turbo de 3,9 litros do 488 GTB, embora significativamente melhorado. Produz 720 cv à 8.000 rpm e 770 Nm de binário a partir das 3.250 rpm, um aumento de 50cv e 10 Nm face ao 488 GTB.

As especificações são praticamente semelhantes às do 488 Pista, e, embora a Ferrari não refira isso explicitamente, o fato de ter exatamente as mesmas especificações sugere que pode muito bem ser o mesmo motor.

Quanto a números, a Ferrari diz que é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 2,9 segundos e dos 0 aos 200 km/h em 7,8 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 340 km/h. Estes números tornam-no apenas marginalmente mais lento que o 488 Pista, que faz 0-100 km/h em 2,85 segundos, 0-200 km/h em 7,6 segundos e chega aos 340 km/h.

A explicação está no pesa: o F8 Tributo acusa 1.330 kg, enquanto o 488 Pista é 50 kg mais leve.

O novo Ferrari F8 Tributo será apresentado no Salão de Genebra, que arranca a 5 de março. Nos próximos dias iremos continuar a divulgar alguns segredos desta fera, que deverá tornar-se na referência desportiva da marca italiana, e da sua categoria, nos próximos anos.

Deixe o seu comentário