Porsche vão conduzir-se sozinhos dentro das oficinas

Mecânicos passam a manobrar os automóveis para a posição correta na oficina, rapidamente e automaticamente, utilizando um tablet

0 aos 100 21/02/2019 Noticias

Utilizando um tablet para aceder até plataforma elevatória, a Porsche vai testar a condução autónoma nas oficinas da própria marca. O projeto de testes faz parte de uma colaboração no contexto da plataforma de inovação da Startup Autobahn, estando a sua finalização planeada para meados de 2019.

Este projeto envolve trabalho da Porsche com a start-up 'Kopernikus Automotive' para instalar um espaço para testes, em Ludwigsburg. A empresa de Berlim especializa-se na tecnologia para automóveis autónomos e o objetivo do projeto conjunto é permitir aos veículos deslocarem-se entre o seu lugar de estacionamento e a plataforma elevatória, e fazer o percurso inverso, de forma totalmente autónoma. Pretende-se que os mecânicos sejam capazes de manobrar os automóveis desportivos para a posição correta na oficina, rapidamente e automaticamente, utilizando um tablet.

"À condução autónoma vai revolucionar o nosso tráfego rodoviário em apenas alguns anos. No entanto, já podemos utilizar as possibilidades tecnológicas disponíveis nos dias de hoje para tornar os processos de trabalho ainda mais eficientes e efetivos", explicou Alexander Haas, Project Manager para a Condução Autónoma nas Oficinas da Porsche.

O projeto será implementado dentro de 100 dias por especialistas nos campos da automatização e condução assistida, assim como tecnologia de após-venda, juntamente com a 'Kopernikus Automotive'.

Teste virtual

Antes dos veículos serem conduzidos na oficina de forma totalmente autónoma, o primeiro passo é criar um local para testes, incluindo uma representação visual do ambiente na oficina, a qual é utilizada para testar uma rede neural artificial, que conduz durante mais de um milhão de quilómetros virtuais de teste e aprende independentemente da base dos dados reais da estrutura.

Finalmente, o caso é testado sob condições reais. "A nossa equipa irá experienciar a utilização da condução autónoma na oficina em operações de teste e querem aprender a partir dos comentários da equipa", afirmou Thomas Eckert, Responsável da Influência do Produto no Após-Venda.

Relacionadas:

A intenção é que a tecnologia de IA consiga, mais tarde, não apenas manobrar a orientação do veículo, mas também identificar e localizar objetos de forma independente e planear caminhos.

Serão implementadas medidas extensas para garantir a segurança na implementação prática na etapa de testes, incluindo um limitador de velocidade para sete quilómetros por hora e a utilização adicional de um condutor humano.

O que é a Startup Autobahn?

A Porsche é parceira da plataforma de inovação da Startup Autobahn desde 2017, com o objetivo de trazer a Estugarda as ideias de start-ups inovadoras de todo o mundo.

Várias empresas juntaram forças, incluindo a Porsche, a Daimler, a Universidade de Estugarda, a Arena 2036, a Hewlett Packard Enterprise, a DXC Technology, a ZF Friedrichshafen e a BASF, entre outras.

Sob a alçada da Startup Autobahn, colaboram com as start-ups em projetos-piloto específicos a decorrer durante um período de 100 dias. A Porsche implementou cerca de 50 projetos como parte da Startup Autobahn ao longo dos últimos dois anos e cerca de um terço dos resultados foram incorporados nos processos de desenvolvimento.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Nissan Juke 1.0 DIG-T N-Design: Perfil ganhador
Toyota Yaris 1.5 híbrido. Espécie evoluída