A Mazda aproveitou a apresentação mundial do novo Mazda3, que está a decorrer por estes dias em Lisboa, para divulgar alguns detalhes sobre a sua nova gama de motores SKYACTIV-D e SKYACTIV-G, nomeadamente este último, que estreia a tecnologia “M Hybrid”.
O nome é referência ao sistema “semihibrido” da Mazda que surge pela primeira vez associado ao motor a gasolina SKYACTIV-G de 2 litros de cilindrada, capaz de debitar uma potência de 122 cv às 6.000 rpm e um binário máximo de 213 Nm às 4.000 rpm.
Este motor combina, assim, um sistema de 24 volt que possui uma bateria de iões de lítio de 600 e um conversor DC-DC, e tecnologia de desativação de cilindros. O resultado é um consumo de combustível medido por WLTP (ciclo realista) de 6,2 litros a cada 100 km e emissões de 139 g/km (117 g/km no antigo ciclo NEDC).
O outro motor disponível no lançamento é o SKYACTIV-D com 1,8 litros e 116 cv (270 Nm de binário entre as 1.600 e as 2.600 rpm). Este motor, que substitui o 1.5 de 105cv, anuncia um consumo WLTP de 4,7 litros a cada 100 km e emissões de 130 g/km (107 g/km em NEDC).
Relacionadas:
- Mazda6, CX-3 e CX-5 ganham motores a gasolina
- Novo Mazda3 já tem preços para Espanha
- Mazda confirma regresso do motor rotativo
- Mazda troca 1.5 Diesel por um novo 1.8 Diesel
Está, de resto, equipado com um catalisador de armazenamento de NOx (NSC) que converte o óxido nitroso em nitrogénio inofensivo, reduzindo drasticamente as emissões de NOx. O SKYACTIV-D 1.8 também apresenta uma técnica de Combustão Rápida em Vários Estágios, que é responsável por um período de combustão mais curto e pela redução do ruído.
O motor mais aguardado é sem dúvida o Skyactiv-X. A Mazda ainda não revelou as especificações, mas já se sabe que tem 181cv e 222 Nm de binário. Também é auxiliado pelo sistema M Hybrid. O lançamento está previsto para o final deste ano e promete oferecer uma resposta a baixo regime e consumo próximo de um Diesel.
A gama fica completa com aquele que deverá ser o motor a gasolina mais vendido em Portugal, o já conhecido SKYACTIV-G 1.5 de 115cv.
Deixe o seu comentário