A BMW revelou que, durante os primeiros estágios de desenvolvimento da nova geração do M5 (F90), o primeiro de tração às quatro rodas, experimentou a tração traseira, como os seus antecessores.
A berlina desportiva, feita com base no Série 5 de última geração (G30), está equipado, pela primeira vez, com um sistema de tração integral M xDrive. Além do modo 4WD, existe um modo 4WD Sport e um modo que permite mudar para tração traseira.
Segundo o vice-presidente da divisão M da BMW, Dirk Hacker, o primeiro protótipo do M5 (geração F90) era na verdade de tração traseira. No entanto, devido à potência debitada pelo V8 biturbo de 4,4 litros, a tração traseira simplesmente não era a opção mais inteligente para levar à produção.
"[RWD] era o caminho natural e histórico a seguir - até percebemos que estávamos além dos limites da aceleração longitudinal. A tração nas quatro rodas era a única opção", explicou Hacker à Autocar.
Mais, a utilização do sistema xDrive permite ao novo M5 ser “mais rápido em curva e mais seguro a alta velocidade”, aproximando-se de um verdadeiro modelo de competição para estrada.
A adopção da tração às quatro rodas no novo M5 segue uma tendência entre os desportivos. Foi a solução utilizada pela Mercedes-AMG para o melhor desempenho do E63 S, e histórica no caso da Audi RS6 Avant.
Esta é a forma mais eficiente para o M5 F90 colocar no asfalto os 600cv de potência, que deverão subir para números próximos dos 650cv em futuras edições especiais, já confirmadas.
Desta forma, esta berlina desportiva acelera dos 0 aos 100 km/h em 3,4 segundos, dos 0 aos 200 km/h em 11,1 segundos. A velocidade máxima está limitada a 250 km/h, embora possa ser desbloqueada, em opção, para os 280 km/h.
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