Este achado é um dos mais impressionantes dos últimos anos, porque além das caraterísticas peculiares da descoberta, é um dos mais raros Alfa Romeo Giulietta SZ que foram fabricados nos anos 60 e que, apesar do tempo "esquecido", encontra-se impecável e completamente original.
O veículo foi descoberto em novembro passado na cidade de Turim, depois da morte do proprietário, que não deixou herdeiros. Desta forma, o governo italiano ficou com todas as suas propriedades, que como sempre foram leiloadas. Quando a casa foi inspecionada, o Alfa Romeo foi descoberto na cave, e alcançou impressionantes 567.000 euros em leilão.
Notável é também o estado do modelo, uma vez que este exemplar de 1962 nunca foi restaurado e apresenta-se praticamente como novo, mantendo tanto a carroçaria intacta como o motor e a transmissão originais.
A razão para este Alfa Romeo encontrar-se neste estado é precisamente o que faz deste achado tão especial, uma vez que esteve escondido durante os últimos 35 anos na cave de onde teve de ser resgatado, e a razão é igualmente peculiar.
Relacionadas:
- Descobertos 11 BMW Série 5 com zero quilómetros esquecidos num barracão
- Clássicos abandonados encontrados depois de 27 anos
- Um Porsche 912...abandonado há 30 anos!
Este exemplar pertencia a um mecânico, que ironicamente não sabia como consertar o elevador que dava acesso à cave, por isso esta unidade passou tantas décadas sem ver a luz do sol. Em vez de se arranjar o elevador, o resgate teve que ser feito com um guindaste, como pode ser visto nas imagens.
Uma vez fora e removida a espessa camada de pó que o cobria, descobriu-se que este desportivo assinado pela Zagato estava em estado impecável e também completamente original. Portanto, é uma das melhores unidades que se pode encontrar do modelo, do qual apenas 217 foram fabricadas.
Com um peso de apenas 785 kg e um motor 1.3 de 100cv, o Giulietta SZ era capaz de ultrapassar os 200 km/h, superando na época carros de competição equipados com motores muito maiores.
Deixe o seu comentário