Mercedes-Benz vai mostrar carro 'à prova de acidentes'

A ideia de zero mortes na estrada parece um sonho. Mas a Mercedes-Benz diz que um carro 'indestrutível' é possível

0 aos 100 02/02/2019 Noticias

A Mercedes-Benz está a trabalhar no protótipo que promete ser “à prova de acidentes” - e não porque é um protótipo e ninguém vai conduzi-lo, mas por causa da tecnologia inovadora que vai incorporar.

Atualmente conhecido como ESF, e anteriormente de Experimental Safety Vehicle (ESV), o protótipo promete ser o modelo mais seguro do construtor alemão e terá um papel importante no objetivo a longo prazo de acabar com os acidentes rodoviários.

"A segurança é o DNA central da Mercedes e o objetivo é zero acidentes de trânsito", afirmou o chefe de pesquisa e desenvolvimento da Mercedes, Ola Kalennius.

Questionado sobre o protótipo durante a Consumer Electronics Show (CES) em Las Vegas, Kalennius recusou-se a adiantar detalhes, mas sabe-se que utilizará um avançado sistema de condução autónoma.

“Tecnologias como condução autónoma e assistência ao condutor são todas para reduzir os acidentes. Porque praticamente todos os acidentes de trânsito são erros humanos”, disse Kalennius.

“Trabalhei nos últimos anos em engenharia, estou absolutamente impressionado com o engenho e a criatividade dos engenheiros. Nunca para. Faremos algo em meados deste ano, para demonstrar como será o futuro da segurança. Não quero dizer quais são os recursos, mas há algumas coisas que são muito práticas e muito próximas da produção em série", acrescentou.

Relacionadas:

Embora a Mercedes-Benz esteja a preparar-se para revelar o ESF este ano, é difícil dizer quando as tecnologias serão aplicadas nos modelos de produção da marca alemã. Até porque, primeiro, serão lançadas nos modelos de topo da gama, como o Classe S e Classe E.

Deixe o seu comentário