Importador da Volkswagen e Audi vendida à Porsche

SIVA vai ser vendida à Porsche devido às dificuldades financeiras

0 aos 100 18/01/2019 Noticias

A SIVA, importadora para Portugal das marcas Volkswagen, Audi, Skoda, Lamborghini e Bentley vai ser vendida à Porsche Salzburg, que vai assumir a dívida da empresa de João Pereira Coutinho que, no terceiro trimestre de 2018, ultrapassava os 148 milhões de euros.

Segundo o Jornal Económico. o negócio, que deverá estar concluído no primeiro trimestre de 2019, arrastou-se devido à complexidade. Por um lado, a dívida financeira que a Porsche vai assumir está em três entidades diferentes controladas por João Pereira Coutinho: a SGC, a SAG GEST e a própria SIVA.

Por outro, era preciso negociar a reestruturação da dívida com os quatro bancos credores: Millennium bcp, Caixa Geral de Depósitos, BPI e Novo Banco.

A mesma fonte indica que João Pereira Coutinho não vai lucrar nada com o negócio. A Porsche Salzburg assume todas as dívidas e evita o desaparecimento do importador para Portugal.

O grupo SAG tinha prejuízos avultados (10,1 milhões até ao mês de junho) e a SIVA estava a lutar pela sobrevivência, como admitiu, em agosto do ano passado, ao Sol.

Quando o grupo anunciou, em julho de 2018, que estava a vender a subsidiária que representa as marcas do grupo Volkswagen, os investidores reagiram bem e as ações dispararam. Mas assim que foi conhecido que a SIVA estava a passar por dificuldades, as ações caíram em flecha.

Deixe o seu comentário