Os modelos que mais visitam a oficina em Portugal

Sabe quais são os modelos que mais frequentam as oficinas? E motociclos? E híbridos e elétricos? Prepare-se para surpresas. E grandes

0 aos 100 02/01/2019 Curiosidades

O Renault Clio II, produzido entre 1998 e 2013, é o modelo que mais visitas fez às oficinas em 2018 em Portugal, segundo os dados recolhidos pela Autodata, uma conhecida e popular aplicação para oficinas.

Em segundo lugar ficou a anterior geração do Renault Mégane III, comercializada entre 2008 e 2017, seguindo-se o Opel Astra H, comercializado entre 2004 e 2010, e outro Mégane, a geração comercializada entre 2002 e 2010.

Segue-se o Peugeot 206, o Mercedes-Benz Classe C, o modelo produzido entre 2000 e 2008, o Opel Corsa D, a geração produzida entre 2006 e 2014, o BMW Série 3 E46, produzido entre 1998 e 2007, e o Volkswagen Golf IV, produzido entre 1998 e 2004.

A análise abrange todo o universo de veículos que se deslocam às oficinas (pelo que é natural que os modelos mais vendidos surjam nos primeiros lugares) e não distingue avarias, revisões, manutenção, diagnóstico ou alterações mecânicas.

É possível, também, ver os modelos importados (caso do Mercedes-Classe C, Audi A4 e BMW Série 3) presentes na lista. 

Relacionadas:

Entre os comerciais ligeiros, é o Renault Kangoo, produzido entre 1998 e 2009, o modelo que mais visitas faz às oficinas, seguindo-se a primeira geração do Citroen Berlingo e a última geração do Mercedes-Benz Sprinter, lançada em 2006.

Nas duas rodas, a Honda PCX 125 destaca-se de todos os modelos, na frente da BMW R1200 GS e da SYM Fiddle II 125.

A lista é inteiramente dominada pela BMW e Honda, que dividem as restantes posições no top10, com a R1200 GS Adventure a surgir em quarto, na frente da BMW F650 GS e das Honda CBF 125, CB500, NC 750X e XL 1000V Varadero. A terminar surge o BMW F800 GS.

Por tipo de combustível, o Clio II foi o modelo equipado com motores a gasolina que mais se deslocou às oficinas, na frente do Peugeot 206 e Opel Corsa C, enquanto no Diesel foi o Mégane III, seguido do Mégane II e o Opel Astra H.

Nos híbridos, os três primeiros lugares são ocupados por modelos do Grupo PSA, com o Peugeot 508 à cabeça, seguido do Citroen DS5 e do Peugeot 3008. Nas posições seguintes o Mercedes-Benz Classe E, Honda Civic, Porsche Panamera, Honda Insight e o Toyota Prius.

Quanto a carros elétricos, em primeiro surge o BMW i3, com o Renault Zoe e o Nissan Leaf logo atrás. Segue-se Smart Fortwo, Volkswagen e-Golf, Ford Focus e Mitsubishi i-MiEV.

Nas restantes posições ficaram a versão elétrica do Peugeot Partner, o Volkswagen e-Up e o Mercedes-Benz Classe B.

E a nível europeu?

Na Europa, o Opel Astra H, produzido entre 2004 e 2010, foi o ligeiro de passageiros que mais visitas fez às oficinas em 2018. Em segundo lugar ficou o Ford Focus, nomeadamente a geração produzida e comercializada entre 2004 e 2018, seguido do BMW Série 3 E46, produzido entre 1998 e 2007.

Deixe o seu comentário