Gasolina pode descer até cinco cêntimos

Combustíveis estão a descer há três meses consecutivos e o arranque do ano não vai ser excepção.

0 aos 100 28/12/2018 Noticias

A próxima semana vai ficar, uma vez mais, marcada pela descida dos preços dos combustíveis. A descer há três meses seguidos, a gasolina poderá mesmo atingir o valor mais baixo desde março de 2016.

O preço da gasolina poderá descer até cinco cêntimos por litro a partir de dia 1 de janeiro, dos quais dois cêntimos resultam da descida semanal e os outros três da quebra no Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e energéticos (ISP).

Tendo em conta que sobre o ISP recai ainda o IVA, há margem para uma descida de 3,7 cêntimos no valor a pagar pelos consumidores.

O gasóleo irá, igualmente, diminuir dois cêntimos por litro, mas não irá beneficiar da mesma redução na taxa. Contudo, entra também em vigor a 1 de janeiro um agravamento da Taxa de Carbono que deverá ditar um aumento de cerca de um cêntimo por litro tanto na gasolina como no gasóleo, atenuando a descida na primeira.

Relacionadas:

O valor pago pelos consumidores em Portugal pelos combustíveis está em queda há 12 semanas. Desde 8 de outubro, o litro de gasolina já ficou 17 cêntimos mais barato e o de gasóleo 13 cêntimos, segundo escreve o semanário.

O preço médio do litro da gasolina 95 situa-se atualmente, em território nacional, nos 1,469 euros e do gasóleo nos 1,347 euros, de acordo com dados da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG). Portugal é, assim, o sexto país da União Europeia (UE) com gasolina mais cara e o 11º no que diz respeito ao gasóleo.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Teste ao Usado: BMW 520d Touring. Elegância é isto!
Teste ao Usado. Mercedes-Benz CLA Shooting Brake 180d AMG: Fazer tudo bem não é para todos...