Estes são os carros que mais visitam as oficinas

A oficina é um dos maiores inimigos dos proprietários, embora nem sempre a visita seja feita por motivo de avaria, mas também para revisão, diagnóstico, manutenção ou simples modificações

0 aos 100 22/12/2018 Noticias

Quais os carros mais fiáveis? E os menos fiáveis? E aqueles que mais frequentam as oficinas, seja por problemas, revisões, diagnósticos, manutenção ou simples alterações?

Segundo os dados divulgados pela Autodata, uma aplicação para oficinas, o modelo que mais vezes passou pela oficina em Portugal foi o Renault Clio II, produzido entre 1998 e 2013. Algo que não é alheio o número de unidades vendidas em Portugal.

Não é por isso de estranhar os resultados nos mais variados países da Europa, onde os modelos mais vendidos (na sua maioria) são os que mais passem pela oficina. De lembrar que a análise não distingue avarias, revisões, manutenção, diagnóstico ou alterações.

Os modelos que mais visitaram as oficinas em 14 países:

Alemanha: Volkswagen Golf IV (1998 - 2004)

Espanha: Opel Astra H (2004 - 2010)

França: Renault Clio II (1998 - 2013)

Hungria: Opel Astra G (1998 - 2009)

Itália: Fiat Panda (2003 - 2013)

Noruega: Volkswagen Passat B6 e B7 (2005 - 2011)

Nova Zelândia: Volkswagen Golf V (2003 - 2008)

Países Baixos: Peugeot 206

Polónia: Opel Astra H (2004 - 2010)

Portugal: Renault Clio II (1998 - 2013)

Reino Unido: Opel Corsa D (2006 - 2014)

Rússia: Ford Focus (2004 - 2008)

Suécia: Volvo V70 (2007 - 2016)

Suiça: Skoda Octavia II (2004 - 2013)

Em termos gerais, o Opel Astra H, produzido entre 2004 e 2010, foi o ligeiro de passageiros que mais visitas fez às oficinas na Europa no período compreendido entre outubro de 2017 e setembro de 2018.

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Em segundo lugar ficou o Ford Focus, nomeadamente a geração produzida e comercializada entre 2004 e 2018, seguido do BMW Série 3 E46, produzido entre 1998 e 2007.

A lista é dominada por modelos com mais de 10 anos de vida, algo esperado, atendendo que é a partir dos 7 anos (dependendo das quilometragens) que os modelos exigem maiores cuidados.

O mesmo estudo revela ainda que a bateria, normalmente entre janeiro e março, é uma das maiores causas de uma ida à oficina, assim como existe um período muito especifico para as revisões: a primavera, especialmente entre abril e maio. Entre maio e agosto, a visita às oficinas deve-se essencialmente com problemas com o ar condicionado.

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