VÍDEO: os 5 protótipos secretos da Porsche

Porsche abriu a gaveta dos projeto 'top secret' para mostrar alguns dos seus protótipos mais secretos

0 aos 100 18/12/2018 Curiosidades

Ao longo dos 87 anos de história da Porsche, foram imensos os protótipos desenvolvidos pela marca de Estugarda. Se uns acabaram por ver a luz do dia, outros foram guardados "a sete chaves".

Este é precisamente o tema do mais recente episódio “TOP 5” da Porsche, onde a marca alemã abre a “gaveta” para mostrar cinco protótipos desenvolvidos em segredo pelos engenheiros de Estugarda, e que deram origem a alguns modelos de produção.

Relacionadas:

É o caso do 984, que pode ser apelidado de avô do Boxster, no qual os engenheiros trabalharam entre 1984 e 1987. Trata-se de um roadster compacto, leve e aerodinamicamente avançado, pesando apenas 880 kg para uma potência de 135 cv.

Segue-se um estudo que nunca chegou às linhas de produção, uma versão “cabrio” do Porsche Cayenne de 2002, equipado com um arco traseiro, tipo "Targa", que também nunca passou de conceito.

Já o 911 Carrera 3.2 Speedster de 1987 é uma espécie de Speedster inspirado nos modelos dos anos 50 e, em particular, no Porsche 550 Spyder, distingue-se pelo seu defletor, em lugar do párabrisas tradicional, e uma “célula” monolugar.

Este 911 Carrera Speedster acabou por inspirar futuros protótipos, ao contrário do incrível Porsche "Panamericana" (1989) desenvolvido em homenagem ao 80º aniversário do Ferry Porsche, segundo deste Top 5 completado pelo chassis rolante do Porsche 918 Spyder.

Este último chassis foi utilizado em 2012 para a apresentação à imprensa da tecnologia híbrida, para uma sessão de testes que os jornalistas presentes em Weissach provavelmente nunca mais esqueceram.

Veja o TOP 5:

Deixe o seu comentário