Montalegre vai receber a Global Rallycross Championship

Nova competição contará duas classes: GRC Titans e GRC Supercars

0 aos 100 07/12/2018 Desporto

O município de Montalegre vai substituir a prova do Mundial de ralicrosse por uma jornada do Global Rallycross Europe, uma nova competição da Federação Internacional do Automóvel (FIA).

"Perdemos o Mundial apenas por uma questão de dinheiro, mas abriu-se outra porta e vamos integrar o Global Rallycrosse Europe", anunciou Orlando Alves.

Este será o ano de estreia desta taça internacional, que promete "entre 60 a 80 participantes", segundo Orlando Alves, e cujas corridas são transmitidas pelo canal Eurosport.

"É uma prova interessantíssima, que mobiliza muitos pilotos e não ficará muito atrás das expectativas do Mundial", frisou o autarca.

O contrato de três anos foi aprovado na quinta-feira, pela autarquia, e prevê o investimento anual de cerca de 75 mil euros, pagos ao promotor, o MJP Promotions, gerido pelo antigo tricampeão mundial de ralicrosse, o austríaco Max J. Pucher.

Veja ainda:

O Global Rallycross Championship (GRC) - Europe 2019 vai disputar-se em 11 a 12 corridas e a luta pelo título de campeão terminará numa grande final, em outubro, contando com duas classes: GRC Titans e GRC Supercars e a prova portuguesa vai decorrer em 10 e 11 de agosto.

A classe GRC Titans será monomarca, baseada no Pantera RX6, desenvolvido pela MJP. Estes carros são construídos em chassis tubular, corpo em fibra de carbono, 4x4, motor 2.3L turbo com 750nm de binário e 530cv.

A GRC Supercars é uma classe onde podem participar os já conhecidos e espectaculares supercars actuais de rallycross de todos os campeonatos FIA. Em Montalegre, além destas duas classes, o evento terá uma corrida de suporte Super1600 com pilotos portugueses e internacionais.

Recorde-se que Circuito Internacional de Montalegre deixou de figurar no calendário mundial de ralicrosse. A Espanha passa a ocupar a data que era preenchida pela prova portuguesa, no último fim de semana de abril, em Barcelona.

Deixe o seu comentário