Entre a tendência dos elétricos e híbridos, os desportivos “puros” ainda resistem. Exemplo disso é a nova geração do BMW M3, que está já em testes de desenvolvimento. O lançamento está previsto para 2020.
A nova geração tem uma difícil missão: superar os 460cv do M3 CS – a versão mais potente da atual geração. Para isso, os engenheiros da marca bávara estão a trabalhar em melhorias no motor de seis cilindros 3.0 turbo para chegar aos 470cv. Isto, obviamente, na versão “base” do M3.
Entre as tecnologias que deverão ser empregues para garantir a potência extra estão a de injeção de água, já disponível no M4 GTS. Serve para reduzir a temperatura e permitir uma maior eficiência energética.
O peso adicional do sistema de injeção de água e do reservatório é considerado mínimo pelos engenheiros da BMW. Algo, que não comprometerá o outro foco da nova geração, que é ser mais leve que os atuais 1.585 kg do M3 CS.
Relacionadas:
- Novo BMW Série 1 começa a perder camuflagem
- Novo BMW Série 3 chega em março
- Novo BMW Série 3 terá menos 55 kg
- Série 5 já tem 518d
O objetivo de “emagrecer” o M3 não deverá ser assim tão difícil, uma vez que a nova geração do Série 3 é 55 kg mais leve que a anterior. Espera-se, um significativo recurso à fibra de carbono, incluindo tejadilho em fibra de carbono, para alcançar os objetivos.
Sem tração integral ou eletrificação
Segundo a publicação britânica Autocar, a BMW considerou ainda o recurso à tração integral semelhante à do M5 e algum tipo de eletrificação. Contudo, a adição de peso e a enorme complexidade tornaram estas ideias inviáveis.
Por outro lado, o próximo M3 vai continuar a contar, de serie, com caixa manual de seis velocidades, para os mais puristas. Em opção, haverá também uma automática sequencial de oito velocidades.
Deixe o seu comentário