O novo motor Blue dCi 200 EDC chega a Portugal no primeiro trimestre de 2019 para os modelos topo de gama da Renault, nomeadamente Talisman – Berlina e Sport Tourer – e no Espace.
Esta motorização, que complementa o 1.5 dCi e o 1.7 dCi, integra tecnologias de redução das emissões poluentes, que lhe permite cumprir as mais recentes normas europeias antipoluição. É o caso da tecnologia de despoluição SCR (Redução Catalítica Seletiva) com AdBlue, integrada na face do escape do motor.
Associado em exclusivo à caixa de velocidades automática de dupla embraiagem EDC, este motor oferece 200cv de potência e 400 Nm de binário, ou seja, mais 40cv e mais 20 Nm que o 1.6 dCi de 160cv, que substitui.
Entre as tecnologias empregues, destaque para o Water CAC (Compressed Air Cooler – refrigerador de ar comprimido) permite uma melhor regulação da temperatura dos gases de admissão, graças à refrigeração a água que melhora o desempenho e contribui para controlar os consumos e as emissões de CO2. Este dispositivo está integrado no repartidor de admissão do motor.
Relacionadas:
- Renault Kadjar estreia 1.7 dCi de 150cv
- Renault eletrifica Clio, Captur e Mégane. Saiba o que aí vem
- Arkana, o X4 da Renault
- Quanto da Renault têm os motores do novo Classe A?
Outra inovação é o revestimento específico DLC «Diamond Like Carbon» (carbono tipo diamante) nos balanceiros, para reduzir o atrito com as válvulas, e nas cavilhas dos pistões, o que contribui para controlar tanto os consumos como as emissões poluentes.
A tecnologia de despoluição SCR permite reduzir as emissões de NOx. Com um funcionamento baseado numa solução de ureia (AdBlue®), esta tecnologia permite tratar as emissões de óxidos de azoto (NOx), transformando o azoto em água. O reservatório de AdBlue® é de fácil acesso e, quando cheio, permite percorrer cerca de 7.000 km.
Novo motor a gasolina TCe 225 EDC FAP
Em simultâneo, a Renault lança o novo 1.8 TCe de 225cv, um quatro cilindros, turbocomprimido, de injeção direta, desenvolvido pelos engenheiros da Renault e da Renault Sport, assumindo-se como o novo ex-líbris da estratégia do Grupo Renault para os motores a gasolina.
Este motor está disponível em várias configurações, com potências entre os 225 e os 300 cavalos, equipando os modelos topo de gama da Renault, bem como os modelos desportivos: Espace, Talisman, Alpine A110, Mégane R.S. e Mégane R.S. Trophy.
Na versão TCe 225 EDC FAP, este novo motor está disponível nos modelos Espace e Talisman e integra um conjunto de tecnologias, como o turbocompressor de dupla entrada ou ainda a distribuição variável de três posições, que permitem otimizar a eficiência e obter desempenhos equivalentes aos de um motor de 2 litros.
Deixe o seu comentário