Lembra-se dos Volvo S60 da M-Sport? Já os pode comprar

Chegou a hora da reforma dos Volvo S60 'recce'. M-Sport tem à venda a sua lendária frota dos S60 de reconhecimento

0 aos 100 08/11/2018 Curiosidades

No mundo dos ralis, há muitos heróis anónimos. É o caso dos Volvo S60 2.5T AWD utilizados pela M-Sport como carros de reconhecimentos nas várias provas dos mundial de ralis. A frota está ao serviço da M-Sport desde 2001 e agora podem acabar na tua garagem. Sim, leste bem.

Estes são carros que todos os pilotos da Ford e M-Sport conduziram, nomes emblemáticos e míticos como Colin McRae, Carlos Sainz ou Jari-Matti Latvala. Sem esquecer Sebastien Ogier, claro. São uma das últimas lembranças físicas da Volvo, que já pertenceu ao grupo Premium da Ford, que contava ainda com a Aston Martin e a Jaguar.

Todos os S60 recce (reconhecimento) contam com tração integral e motor de cinco cilindros, turbo, de 2,5 litros de cilindrada, além de uma preparação para enfrentar troços de rali.

De todas as equipas do mundial de ralis, aquela que tinha os “recce cars” mais emblemáticos (e antigos) era sem dúvida a M-Sport. Sem estes carros de reconhecimento, os pilotos ficariam praticamente “cegos”. Percorrem todos os troços dos vários ralis do mundial no dia anterior à competição.

A frota é composta por 25 unidades, dividida em dois grupos. Há um grupo que faz os ralis na Europa — regressando à sede da equipa após cada prova para manutenção — e um segundo grupo que faz os ralis fora da Europa, nomeadamente Austrália, México e Argentina.

A preparação destes S60 “recce” inclui, entre outras alterações, suspensão elevada, proteções inferiores e uma roll-cage, além de bancos de competição. São carros que passaram por centenas de mãos diferentes, a um ritmo elevado, sem se queixar durante anos. Usam-nos no WRC há 17 anos e tornaram-se verdadeiros ícones.

Quase todos (alguns deverão ficar no museu da M-Sport) foram colocados à venda pela M-Sport, como anunciado há alguns meses e como confirmado pelo anúncio no RallyCarsForSale.

O site britânico especifica que cada carro é diferente, que podem ser comprados em lote ou individualmente e que são acompanhados por uma enorme quantidade de peças de reposição. Não são adiantados preços, que serão comunicados às partes interessadas.

A M-Sport irá agora utilizar o Ford Kuga com uma preparação semelhante, embora também tenha preparados alguns exemplares do Ford Focus RS, precisamente o que Sebastien Ogier tem utilizado nas últimas provas desta temporada.

Deixe o seu comentário