Carros da Hyundai e Kia vão ter painéis solares

Veículos a combustão interna, híbridos e elétricos vão, a partir de 2019, oferecer mais eficiência ou maior autonomia

0 aos 100 04/11/2018 Noticias

A Hyundai e Kia estão a desenvolver soluções de captação da energia do sol, nomeadamente painéis solares, para híbridos, elétricos, mas também para os modelos equipados com motores a gasolina e gasóleo.

Ao todo, estão a ser desenvolvidos três sistemas distintos de captação de energia solar. O primeiro destina-se a híbridos de Plug-In, permitindo carregar entre 30% e 60% das baterias durante o dia. O que significa, obviamente, menor recurso ao motor de combustão e o subsequente aumento da eficiência energética.

Relacionadas:

Surge depois um sistema destinado a viaturas sem emissões poluentes (totalmente elétricos), ainda em desenvolvimento, em que são aplicadas células fotovoltaicas tanto no teto como no capot.

A intenção é a mesma dos Plug-In, carregar as baterias, mas neste caso a maior extensão dos painéis irá seguramente aumentar a quantidade de energia absorvida.

Mas a aplicação mais interessante passa pelos motores de combustão com painéis solares. A marca afirma que a intenção passa por alimentar as baterias destas viaturas, ajudando assim a reduzir ainda mais as emissões de CO2.

Para os modelos com esta tecnologia, a marca vai optar por painéis transparentes, o que significa alcançar o “dois em um”. Ou seja, além da captação da energia para reduzir emissões, consegue também equipar os automóveis com um teto panorâmico.

O grupo coreano afirma que vai utilizar painéis de silicone nos seus automóveis, com capacidade de 100W. Isto permite gerar até 100Wh de energia, que são enviados por um controlador que gere a voltagem, maximizando a energia captada. Após este momento, faz-se a conversão da eletricidade, que pode ser armazenada nas baterias ou utilizada para reduzir a carga no gerador AC.

Deixe o seu comentário