'Um litro de gasóleo custa menos de 40 cêntimos, o resto são impostos'

Administrador da Prio diz que os combustíveis estão sobrecarregados de impostos há muitos anos

0 aos 100 29/10/2018 Noticias

Os preços da gasolina e do gasóleo em Portugal tem sido um tema de conversa recorrente – muitos queixam-se dos preços praticados no país e a verdade é que estão em máximos em vários anos. E prometem não ficar por aqui...

De acordo com a proposta de Orçamento do Estado, o adicional às taxas do imposto sobre os produtos petrolíferos e energéticos (ISP) vai manter-se inalterado para 2019: 0,007 euros por litro para a gasolina e 0,0035 euros por litro para o gasóleo rodoviário. “Estamos viciados em ISP”, diz o administrador da Prio, Luís Martins.

Em declarações ao Dinheiro Vivo, o administrador da Prio, aponta que “o nosso Orçamento do Estado depende do ISP em mais de cinco mil milhões de euros”. “A transformação disso é um desafio não só para este governo, mas também para os que virão”, sublinha o responsável.

A Prio junta assim a sua voz às de outras petrolíferas que operam no mercado nacional e criticam a manutenção do adicional ao ISP: “Os combustíveis estão sobrecarregados há muitos anos. Mas de 60% do preço dos combustíveis são impostos. Um litro de gasóleo custa menos de 40 cêntimos, tudo o resto são impostos, ISP e IVA”, diz o administrador da empresa.

Relacionadas:

Outro desafio, refere, é a “equidade com Espanha, porque há uma parte da população que consegue abastecer o carro em Espanha e não contribui com o ISP e o IVA para Portugal”. “Nós perdemos, todo o mercado perde”, lamenta.

Espanha entra quase 50 km em Portugal do ponto de vista energético e de impostos. A margem de comercialização em Espanha é melhor do que em Portugal. Os preços antes de impostos revelam isso. E os impostos também são mais baixos em Espanha”, diz Luís Martins.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

DS 3 Crossback BlueHDi 100. A virtude de ser diferente
Ensaio ao Renault Clio RS Line TCe 130 EDC: Faceta desportiva