À primeira vista, o novo Série 3 dá ares de Série 5 mais compacto – e outra coisa não seria de esperar, já que a linguagem de design da marca não mudou. Mas a sétima geração do modelo mais importante para a BMW cresceu, em todos os sentidos.
O comprimento fixa-se nos 4,71 metros (mais 76 mmm face ao seu antecessor), a largura é agora de 1,83 metros (mais 16 mm), mantendo a altura nos 1,44 metros. A distância entre eixos aumentou 41 mm, chegando aos 2,85 m e as vias estão mais largas: mais 43 mm na dianteira e mais 21 mm na traseira.
Com a plataforma modular da BMW, a CLAR (a mesma do Série 5), o novo Série 3 é até 55 kg mais leve e 50% mais rígido que o antecessor, com coeficiente aerodinâmico de apenas 0,23 Cx. A distribuição de peso entre os eixos é equitativa entre os eixos (50/50) e os amortecedores são novos (em estreia na BMW). A bagageira da berlina mantém os 480 litros da geração anterior.
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Opcionalmente, há os sistemas da M Sport, que baixam a altura do veículo ao solo entre 3 e 10 mm e incluem uma direção adaptativa. Os travões M dispõe de quatro pistões na dianteira e inclui-se ainda diferencial traseiro com deslizamento limitado para as versões 330i e 330d.
No interior, destaque para o BMW Live Cockpit Professional. Escolhendo este opcional, no prolongamento do painel de instrumentos digital (12,3 polegadas) encontra-se um ecrã de 10,3” que serve de porta de entrada para o sistema de infoentretenimento, podendo ser operado por voz, gestos ou toque.
Mas, mais interessante será o assistente pessoal da BMW, uma espécie de mordomo virtual que cada um pode baptizar como quiser e que tem por missão facilitar a vida do condutor, aumentando a produtividade e o entretenimento a bordo.
Quanto aos motores, no lançamento haverá seis opções, nomeadamente o 320i de 184 cv e 330i de 258 cv, bem como os Diesel 318d de 150 cv, 320d de 190 cv e 330d de 265 cv.
Lá mais para frente, mas ainda no decorrer de 2019, será lançada a versão mais desportiva M340i, com suspensão própria, tracção integral e diferencial M-Sport, cujos créditos ficarão entregues ao 3.0 litros de 374 cv.
Prometida está ainda uma versão híbrida plug-in (330e), com 292 cv e uma autonomia de 60 km em modo elétrico, que será igualmente apresentada em 2019.
As primeiras entregas do novo Série 3 estão previstas para março de 2018.
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