Será assim o veículo do futuro?

Vision Urbanetic demostra a utilidade de uma plataforma modular

0 aos 100 11/09/2018 Noticias

A divisão de veículos comerciais da Mercedes-Benz apresentou um novo estudo de “veículo” autónomo e futurista. O Vision Urbanetic mostra a utilidade de uma plataforma modular, que permite assumir diversas formas e funções, para transporte de pessoas ou de carga, quando necessário.

A ideia é permitir que o mesmo veículo assuma a função de minibus, com lotação para 12 ocupantes ou a forma de pequeno furgão de mercadorias para utilização profissional, levando até 10 paletes cheias.

O objetivo é reduzir o tráfego e os congestionamentos, eliminando a necessidade de infraestruturas gigantescas ligadas ao trânsito e melhorar a qualidade de vida nos grandes centros urbanos.

Está equipado com um sistema de condução totalmente autónomo que dispensa a presença de condutor e está disponível com dois tipos de módulos: "Cargo Flex Floor" e "People-Mover".

Relacionadas:

Tem 5,14 metros de comprimento. O módulo de carga tem 3,7 metros de espaço útil e 10 m³ ou 10 mil litros de capacidade. Obviamente, a superior capacidade resulta da ausência de uma cabina para o condutor.

Segundo a Mercedes, a troca dos módulos pode ser feita de forma manual ou automática. Todo o sistema de condução autónoma está associado e localizado na plataforma/chassis, permitindo-lhe deslocar-se até ao próximo ponto sem uma cabina acoplada.

Sobre o futuro acerca deste projeto, a Mercedes garante que representa uma realidade para lá do ano de 2030.

Deixe o seu comentário